Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Instituto do Desporto e da Juventude enaltece papel do “Cabo Verde Trail Series“ na promoção do País


Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) – O administrador do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) considerou hoje que “Cabo Verde Trail Series” é um “exemplo claro” que o desporto e o turismo podem contribuir para que o País volte a receber “grandes eventos”.

A constatação foi feita na Cidade da Praia durante a apresentação oficial do “Santiago Ultra Trail SUT”, prova inserida no circuito do “Cabo Verde Trail Series”, que acontece este sábado e domingo, abarcando modalidades de alto relevo como “trail curto”, “trail longo”, “ultra trail”, “kids run” e caminhada.

“Cabo Verde faz parte do circuito mundial do kitesurfe e isto demonstra que as potencialidades que temos em termos de espaços naturais para a prática do desporto” exemplificou Graciano Sena, apontando que o País tem que aproveitar a sua natureza.

Por isso, o responsável apontou para  a promoção do desporto, através de praticantes que têm paixão pela natureza, de modo  a tirar dividendo do acesso fácil à prática desportiva nas praia e montanhas.

Graciano Sena  referiu ainda a actualização da legislação sobre a actividade física, para valorizar o desporto e turismo, no sentido de potencializar o país em termos de grandes realizações.

Relativamente à realização do “Cabo Verde Trail Series”, Graciano Sena pediu uma maior divulgação e informou que o IDJ pretende “consolidar este produto”.

O “Santiago Ultra Trail” abarca os municípios da Praia, São Domingos, Ribeira Grande de Santiago, São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo.

A prova i inclui diversas actividades de alto-relevo, como: “kids run”, caminhada e as provas de “trail curto”, “trail longo”, “ultra trail”, estando prevista uma participação de 100 atletas, 200 caminheiros e 200 crianças entre os 04 e os 12 anos.

O “Cabo Verde Trail Series” é referenciado como um projecto de promoção da prática desportiva e turística que inclui cinco eventos de trail running, designadamente o São Nicolau Trail, o Maio Ocean Trail, o Santiago Ultra Trail, o Santo Antão Ultra Trail e o Fogo Vulcan Trail.

Associadas às iniciativas de carácter económico, cultural, social e de capacitação como festival, feiras e gala de entre outras variantes, o “Cabo Verde Trail Series” tem uma estimativa para a participação de uma centena de atletas, 200 caminheiros e 200 crianças dos quatro aos 12 anos.

O objectivo de promover a prática do desporto de montanha, contribuir para a diversificação dos produtos turísticos, atrair turistas nacionais e internacionais.

Pretende-se ainda, com esta acção estimular o desenvolvimento e social das zonas de baixa densidade e criar o circuito nacional de “trail run”, numa parceria com a Federação Cabo-verdiana de Atletismo.

O “Cabo Verde Trail Series” é uma iniciativa do Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude, em parceria com a empresa In Totum, e com apoio das câmaras municipais e da Federação Cabo-verdiana de Atletismo.
 

O Cabo Verde Trail Series é destinado a toda a população cabo-verdiana, atletas, crianças, jovens e adultos, assim como, a cidadãos estrangeiros amantes da natureza e das modalidadesde trekking, trail e ultra trail.


Este projeto visa promover a prática do desporto de montanha, contribuir para a
diversificação dos produtos turísticos, atrair turistas nacionais e internacionais, estimular
o desenvolvimento e social das zonas de baixa densidade e criar o Circuito Nacional de
Trail Run (CNTR), em parceria com a FCA, são alguns dos objetivos do CVTS.

OM/AA
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos