Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual capacita profissionais do sector de produtos pré-embalados

Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress) – O director do Serviço de Metrologia, José António Carvalho, disse hoje que o Governo pretende  capacitar os profissionais que laboram no sector de produtos pré-embalados para compreenderem  os requisitos legais que os embaladores devem obedecer.

José Carvalho, que falava à imprensa à margem do workshop realizado hoje na Cidade da Praia,  sobre o controlo metrológico de pré-embalados, afirmou que esta iniciativa  vem na sequência da entrada em vigor do decreto e os requisitos têm a ver com regras do embalamento.

“Isto tem como propósito sensibilizar  os embaladores e os produtores nacionais e, também, aqueles que exportam para Cabo Verde sobre o cumprimento dos requisitos técnicos, os quais têm como objectivo principal proteger os consumidores e as empresas nacionais”, assegurou aquele responsável.

Para a consultora técnica, Cristina Barros, é “importante”  a verificação  da quantidade de produto que é embalado na ausência do consumidor.

“O que compramos nos supermercados vem pré-embalado, ou seja, embalado na nossa ausência numa quantidade previamente definida e, como tal, os embaladores têm que demonstrar  que conseguem cumpriram esta quantidade internamente”, precisou  a consultora.

A mesma fonte lembrou que agora já existe em Cabo Verde uma legislação que permite que as entidades oficiais, neste caso  Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI, que realiza anualmente a verificação metrológica da quantidade da embalagem e, assim, “salvaguardar os direitos do consumidor”.

LC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos