Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress) – O director do Serviço de Metrologia, José António Carvalho, disse hoje que o Governo pretende capacitar os profissionais que laboram no sector de produtos pré-embalados para compreenderem os requisitos legais que os embaladores devem obedecer.
José Carvalho, que falava à imprensa à margem do workshop realizado hoje na Cidade da Praia, sobre o controlo metrológico de pré-embalados, afirmou que esta iniciativa vem na sequência da entrada em vigor do decreto e os requisitos têm a ver com regras do embalamento.
“Isto tem como propósito sensibilizar os embaladores e os produtores nacionais e, também, aqueles que exportam para Cabo Verde sobre o cumprimento dos requisitos técnicos, os quais têm como objectivo principal proteger os consumidores e as empresas nacionais”, assegurou aquele responsável.
Para a consultora técnica, Cristina Barros, é “importante” a verificação da quantidade de produto que é embalado na ausência do consumidor.
“O que compramos nos supermercados vem pré-embalado, ou seja, embalado na nossa ausência numa quantidade previamente definida e, como tal, os embaladores têm que demonstrar que conseguem cumpriram esta quantidade internamente”, precisou a consultora.
A mesma fonte lembrou que agora já existe em Cabo Verde uma legislação que permite que as entidades oficiais, neste caso Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI, que realiza anualmente a verificação metrológica da quantidade da embalagem e, assim, “salvaguardar os direitos do consumidor”.
LC/AA
Inforpress/Fim