Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Inspectores de trabalho e parceiros capacitam-se em procedimentos de prevenção e avaliação de riscos

 

Cidade da Praia, 26 Jun (Inforpress) – A Inspeção-Geral de Trabalho promoveu hoje, na Cidade da Praia, uma ação de formação destinada a 30 inspetores de trabalho e parceiros, com vista a colmatar algumas carências em matéria de medidas de prevenção e avaliação de riscos.

Trata-se de uma acção financiada pela cooperação espanhola e destinada a 30 formandos, inspectores de trabalho e parceiros (Inspecção-Geral das Actividades Económicas, Instituto Nacional de Previdência Social, Inspecção-Geral da Construção e Imobiliária, Polícia Nacional, Guarda Municipal, e Ordem dos Engenheiros de CV) com o objectivo de capacitá-los em matéria de gestão da documentação na Inspeção do Trabalho.

Segundo o inspetor-geral do trabalho, Anildo Fortes, esta formação surge da constatação de algumas carências em matéria de medidas de prevenção e avaliação de riscos e da pronta resposta da inspecção espanhola, na sequência de uma visita realizada em Março pela IGT de Cabo Verde à Espanha.

“(…) manifestamos o interesse da Inspecção espanhola em nos ministrar acções de formação em sectores que denotam algumas carências, nomeadamente, de acções de sensibilização para os trabalhadores e as entidades empregadoras, para utilizarem os meios de protecção individual e não só, mas também, para cumprirem as normas que têm a ver com a protecção e saúde dos trabalhadores”, explicou.

O curso contempla uma parte que tem a ver com o tratamento dos processos a nível interno e mais três módulos relacionados com a investigação de acidentes de trabalho, os meios e procedimentos a nível de inspecção nos sectores de hotelaria e de construção civil.

A iniciativa realiza-se no âmbito do Projeto de Apoio Institucional à Inspeção Geral de Trabalho de Cabo Verde, de 26 a 30 de Junho, na sala multiusos do Ministério das Finanças.

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos