Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Inspecção desmantela esquema fraudulento de emissão de vistos de trabalho na capital moçambicana

Maputo, 26 Fev (Inforpress) – A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) de Moçambique desmantelou um esquema fraudulento de emissão de vistos de trabalho a cidadãos estrangeiros na Direcção do Trabalho, Emprego e Segurança Social da Cidade de Maputo, anunciou em comunicado.

“A IGT fez um trabalho de perícia interna dos dados estatísticos de conformidade processual sobre a contratação de mão-de-obra estrangeira para as empresas da capital do país”, lê-se no comunicado da IGT.

Na sequência da investigação, uma funcionária da instituição foi expulsa da Função Pública, quando o Tribunal Administrativo concluiu haver matéria e se ter provado que a mesma protagonizou a fraude.

Outros dois funcionários ligados ao caso tiveram pena de despromoção, ou seja, perda das suas categorias profissionais durante um ano cada.

O grupo viciava as quotas reservadas a trabalhadores estrangeiros, violando a lei do trabalho e o regulamento de contratação de cidadãos não-moçambicanos, acrescenta-se no comunicado.

A Lei do Trabalho de Moçambique impõe que as pequenas empresas só podem contratar até 10% de estrangeiros do total da sua mão-de-obra, as médias até um máximo de 8% e as grandes 5%.

Em 2018, outros três funcionários estiveram envolvidos numa fraude similar que resultou na expulsão de uma técnica superior, um multado e outra que aguarda julgamento.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos