Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) considerou hoje “fundamental” que se comece a pensar na questão da metrologia na saúde, alegando que só assim se pode ter bons resultados para a melhoria do sistema no país.
Maria da Luz Mendonça, que participou no workshop “Cumprimento de requisitos legais da Metrologia na importação” promovido pelo IGQPI, no âmbito do Dia Mundial da Metrologia”, fez essa consideração em declarações à imprensa, quando convidada a falar da importância da metrologia na saúde.
“Este dia é muito importante pois a medição para saúde deve ser um assunto trazido para agenda, pois, o sector trabalha com materiais de medição onde uma simples seringa tem as suas doses que devem ser equilibradas, assim como a nível dos laboratórios para que os resultados sejam os melhores possíveis”, disse.
A responsável do INSP, que admite não lembrar de se ter dedicado um dia em Cabo Verde para pensar a medição no sector da saúde, agradeceu ao IGQPI por esta iniciativa de congregar todos os parceiros na matéria para debater o tema.
Em Cabo Verde, segundo disse, o trabalho da medicação no sector faz-se de acordo com as normas internacionais.
“Mas é bom que tenhamos uma segurança no país, que nos dá a certeza de que estamos no bom caminho para melhorarmos cada vez mais”, realçou.
O Dia Mundial da Metrologia, este ano é assinalado sobre o lema “Medição para a Saúde”.
PC/ZS
Inforpress/Fim