Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

INSP promove debate sobre saúde mental esta segunda-feira na Praia

Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) – O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) promove esta segunda-feira, 11, um debate intitulado “Saúde Mental e desigualdade em Saúde” para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemora hoje, 10 de Outubro.

De acordo com uma nota de imprensa, o referido seminário é promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), em parceria com a Direção Nacional de Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este ano, conforme o comunicado, a Organização Mundial da Saúde escolheu o tema “Saúde Mental num Mundo Desigual”, para destacar que o acesso aos serviços de saúde mental permanece desigual, com 75 por cento (%) a 95% das pessoas com transtornos mentais em países de baixa e média renda, incapazes de acessar os serviços de saúde mental.

A nota realça que a pandemia da covid-19 destacou ainda mais os efeitos das desigualdades na saúde, mesmo em países de alta renda, informando que a falta de acesso aos serviços na região africana pode chegar a 95% nas áreas rurais e de difícil acesso de alguns países.

“A pandemia afetou e continuará a afectar pessoas de todas as idades e de muitas maneiras, através de infeções e doenças, por vezes resultando em morte e luto para os familiares, pelo impacto económico, com perda de empregos e dificuldade de acesso aos meios de subsistência, através do isolamento social e suas consequências na procura dos serviços de saúde e no seguimento das recomendações, como a toma regular dos medicamentos, entre outras”, lê-se na nota.

O INSP salientou que vários aspectos têm vindo a comprometer a resposta às necessidades de saúde mental, com destaque para a doença e morte de profissionais de saúde, bem como da população em geral.

A mesma fonte apontou ainda a reutilização do pessoal e serviços de saúde mental para a resposta à pandemia, o fornecimento desigual de equipamentos de proteção individual e outros suprimentos essenciais para garantir a prestação dos serviços de saúde mental.

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de Outubro.

Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.

Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos