Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

INSP assinala Dia Mundial de Hepatites Virais com seminário de sensibilização sobre a doença

Cidade da Praia, 02 Ago (Inforpress) – O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) promove hoje um seminário de sensibilização sobre hepatites virais, destinado aos profissionais de saúde e estudantes universitários, para assinalar o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais.

De acordo com o comunicado de imprensa do INSP enviado à redacção da Inforpress, o seminário realiza-se sob o lema “Hepatites virais, informar sensibilizar para uma detecção precoce”, em parceria com o Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças da Direcção Nacional da Saúde, tendo referido que esta doença causa a morte a cerca de 1,4 milhões de pessoas por ano.

O INSP realçou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera as hepatites virais uma prioridade da saúde mundial, uma vez que cerca de 350 milhões de pessoas no mundo apresentam infecções crónicas por hepatite B e 170 milhões por hepatite C.

A mesma fonte destacou os esforços de Cabo Verde na diminuição da incidência das hepatites virais, nomeadamente a vacina contra a hepatite B, através do calendário vacinal e o rasteio da infecção pelo vírus da hepatite B e C que é sistematicamente realizado em cada doação de sangue e proposto nas consultas de seguimento pré-natal.

“Por ser uma doença silenciosa e que nem sempre apresenta sintomas, pode resultar na possibilidade real das pessoas desenvolverem a doença hepática fatal em algum momento das suas vidas e em alguns casos, sem saber, transmitem a infecção para outros”, lê-se na nota.

O Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais é assinalado todos os anos a 28 de Julho, com objectivo de aumentar a consciecialização sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da hepatite viral, uma doença causada por vírus responsáveis por elevados níveis de morbidades e mortalidade a nível mundial.

CM/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos