Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

INSP lança campanha ambientes livres do fumo no âmbito da comemoração do Dia Mundial sem Tabaco

Cidade da Praia, 30 Mai (Inforpress) – O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) lançou uma campanha ambientes livres do fumo, no âmbito da comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, que se assinala a 31 de Maio.

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, esta iniciativa acontece em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabeleceu o lema para este ano “Proteger os jovens da manipulação da indústria e prevenir o uso da nicotina e produtos de tabaco.

A campanha mundial da OMS visa combater as tácticas agressivas de comercialização levadas a cabo pelas indústrias de tabaco para atrair uma nova geração de consumidores, convidando os jovens a se unirem e a criarem movimentos para se tornarem uma geração livre do tabaco.

Segundo os dados, a nível mundial o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas anualmente, dos quais mais de sete milhões decorrentes do uso directo do produto e cerca de 1,2 milhões ao facto de serem expostos ao fumo passivo.

No que tange a Cabo Verde, o INSP avançou que mais de 100 pessoas morrem por ano, devido ao uso de tabaco.

Conforme a mesma fonte, o mundo vive a situação da covid-19, e uma análise de estudos feita por especialistas em saúde pública, contactou que os fumantes têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves com a covid-19, em comparação com os não fumantes.

O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de Maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

HR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos