Cidade da Praia, 30 Mai (Inforpress) – O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) lançou uma campanha ambientes livres do fumo, no âmbito da comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, que se assinala a 31 de Maio.
De acordo com uma nota enviada à Inforpress, esta iniciativa acontece em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabeleceu o lema para este ano “Proteger os jovens da manipulação da indústria e prevenir o uso da nicotina e produtos de tabaco.
A campanha mundial da OMS visa combater as tácticas agressivas de comercialização levadas a cabo pelas indústrias de tabaco para atrair uma nova geração de consumidores, convidando os jovens a se unirem e a criarem movimentos para se tornarem uma geração livre do tabaco.
Segundo os dados, a nível mundial o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas anualmente, dos quais mais de sete milhões decorrentes do uso directo do produto e cerca de 1,2 milhões ao facto de serem expostos ao fumo passivo.
No que tange a Cabo Verde, o INSP avançou que mais de 100 pessoas morrem por ano, devido ao uso de tabaco.
Conforme a mesma fonte, o mundo vive a situação da covid-19, e uma análise de estudos feita por especialistas em saúde pública, contactou que os fumantes têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves com a covid-19, em comparação com os não fumantes.
O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de Maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
HR/ZS
Inforpress/Fim