Inforpress já tem instalada representação em Lisboa com uma correspondente para cobrir Europa

Lisboa, 04 Mar (Inforpress) – A Agência Cabo-verdiana de Noticias (Inforpress) tem instalada, a partir de hoje, a sua representação em Lisboa que dará cobertura aos eventos relacionados com a comunidade cabo-verdiana, não só de Portugal como de outros países da União Europeia.

Trata-se, segundo o administrador único da Inforpress, José Vaz Furtado, de um projecto antigo que é concretizado agora graças à vontade política do Governo e à “parceria exemplar” existente entre a Inforpress e a Agência de Noticias de Portugal (Lusa), no quadro do acordo de cooperação técnica no domínio da comunicação social entre Portugal e Cabo Verde.

“Ter correspondente fora do País significa para a Inforpress uma mais-valia porque vai permitir uma cobertura jornalística em tempo real dos acontecimentos e dar voz à nossa comunidade emigrada, que representa uma parte significativa da nossa sociedade. É servir a nossa diáspora e a democracia. É promover a Lusofonia e Cabo Verde”, disse o responsável.

José Vaz Furtado sublinhou ainda que, no fundo, é também valorizar a comunidade cabo-verdiana contribuindo para a sua integração no país de acolhimento e, ao mesmo tempo, permitir que a mesma esteja informada sobre a vida social do país.

“Portanto, enquadra-se numa visão futurista da nova administração da Inforpress que pretende colocar a Agência de Notícias de Cabo Verde na linha da frente e a ocupar o seu lugar de destaque como fonte primária, apresentando notícias com qualidade, credibilidade, rigor, seriedade, confiança e com total isenção e imparcialidade”, acrescentou.

A representação da Inforpress em Lisboa, fica instalada nas instalações da Agência Lusa, inicialmente vai funcionar com uma única jornalista/correspondente, a Dulceneia Ramos, que até Novembro de 2021 era directora de Informação. 

Esta é a primeira representação que a Inforpress abre no estrangeiro, mas José Vaz Furtado, avançou que há projectos para a contratação também de correspondentes para as regiões das Américas e também para a CEDEAO, como forma de alargar a cobertura da Inforpress tendo em vista sempre a prestação de um serviço público de qualidade.

Criada há mais de 30 anos, a Inforpress funciona com uma rede de jornalistas espalhada por todas as ilhas do País e está centrada na produção de conteúdos noticiosos,competindo-lhe assegurar uma informação factual, isenta, rigorosa e digna de confiança.

A Agência fornece um serviço generalista aos órgãos de comunicação social, também generalistas, sob uma grande diversidade de temas relacionados com a política, economia, sociedade, desporto, cultura, e ambiente, de carácter nacional e internacional.

MJB/HF

Inforpress/fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos