Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Inforpress assina protocolo com o INE criando as bases para uma relação de cooperação mútua

Cidade da Praia, 17 Dez (Inforpress) – A Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) assinou hoje com o Instituto Nacional de Estatística (INE) um protocolo que estabelece as bases para uma relação de cooperação com foco na disseminação de dados estatísticos, formação e troca de experiências.

O protocolo, que foi assinado durante a cerimónia do lançamento do site comemorativo e da edição especial de estatísticas 30 anos da Agência de Noticias em Cabo Verde, cimenta assim uma relação já iniciada, conforme indicou a gestora única de Inforpress, Jacqueline de Carvalho.

“Esse protocolo aponta a Inforpress como um dos parceiros privilegiados na difusão de informações relacionadas com a elaboração de estudos, a implementação de projectos, bem como outras áreas de interesse das partes”, disse.

Para Jacqueline de Carvalho, esse protocolo, que prevê a participação dos técnicos da Inforpress em cursos, seminários ou acções de formação em áreas científicas especializadas promovidas pelo INE, vai permitir à Agência cumprir de forma cabal a sua missão, assente nos pressupostos da rapidez, rigor e qualidade.

Por seu turno, o presidente do INE, Osvaldo Borges, salientou que os propósitos desse protocolo e da edição especial 30 da Agência enquadram-se no âmbito da agenda estatística para o período 2017 – 2021 e, particularmente, nos dos objectivos estratégicos que é o estabelecimento de um diálogo permanente entre os produtores e os utilizadores das informações oficiais.

“Esse protocolo estabelece as bases para uma relação de cooperação mútua, com foco na disseminação da notícia, mas também apoiando o INE na sensibilização da população, sobretudo, em relação aos projectos que tem em curso”.

Osvaldo Borges lembrou que no próximo ano o Instituto estará a realizar o Censo 2020, tendo por divulgar também os dados do Inquérito Demográfico de Saúde Reprodutiva e o Inquérito multi-objectivo contínuo, entre outras operações estatísticas.

“Nós temos neste momento um conjunto de componentes importantes que podemos conjuntamente com as várias instituições poder apoiar e apresentar informações que são interessantes, conforme a natureza das instituições”, sustentou.

Sobre a edição especial das estatísticas 30 anos da Agência, adiantou que aponta a evolução dos vários indicadores como a economia, o desporto, a saúde, a educação, a agricultura, entre outros.

O responsável sublinhou que a mesma apresenta as estatísticas que marcaram a evolução socio-económica do país desde de 1988 até a presente data.

“Esta edição mostra claramente que durante todo esse período, o INE esteve sempre a acompanhar, a par e passo, com estatísticas oficiais, o processo de transformação de Cabo Verde. Processo esse que através do qual temos contribuído para empoderar a nossa democracia”, afirmou.

Durante a cerimónia, a Inforpress assinou, igualmente, um memorando de entendimento com a Sapo Cabo Verde (Sapo CV), visando a oficialização da parceria já existente na disponibilização dos conteúdos produzidos pela agência e na concretização do site comemorativo dos 30 anos, cujo acesso pode ser feito através de https://noticias.sapo.cv/30-anos-inforpress.

MJB/JMV

Inrforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos