INE recebe da cooperação espanhola 68 mil euros para financiamento das suas actividades em 2019

Cidade da Praia, 15 Fev (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai receber da cooperação espanhola o montante de 68 mil euros, cerca de 7,5 mil contos, para o financiamento das suas actividades em 2019 com destaque para os preparativos do Censo 2020.

A informação foi avançada hoje pela nova embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Peset, na sequência da realização de uma visita ao instituto com objectivo de conhecer o modo de funcionamento dessa instituição.

Conforme indicou os 68 mil euros correspondem à primeira tranche da verba que a Espanha vai disponibilizar ao INE nos próximos três anos, no âmbito de um protocolo de colaboração assinado no ano passado.

“Nós assinamos um protocolo no ano passado onde assumimos o compromisso de apoiar o INE durante três anos com uma verba de 350 mil euros. Vamos desembolsar a primeira tranche no montante de 68 mil euros”, informou a diplomata que realça as fortes relações existentes entre o INE de Cabo verde e o INE de Espanha e a instituição congénere das Canárias.

“INE de Cabo Verde tem muitas relações com INE de Espanha e com o ISTAC, que é uma instituição das ilhas Canárias que trabalha, sobretudo, as estatísticas do turismo que são muitos úteis para Cabo Verde, já que Cabo Verde quer desenvolver ainda mais o seu turismo”, sublinhou.

Para o presidente do conselho de administração, Osvaldo Borges, a presença da embaixadora de Espanha nas instalações do INE reverte-se de muita importância, porquanto, mostra o quanto importante é a parceira da Espanha com a organização que lidera.

“A Espanha é um parceiro importante e de longa data e nós acreditamos que irá no futuro, reforçar ainda mais cooperação connosco. Neste momento a nossa prioridade é o recenseamento geral da população e há um apoio muito grande da Espanha para esta e outras actividades igualmente prioritárias”, disse.

Durante a visita a embaixadora teve a oportunidade de conhecer as instalações e foi informada dos principais projectos em curso, tendo a mesma manifestado satisfação com aquilo que viu e ouviu.

“O INE é uma instituição que, sabemos, funciona muito bem. Fiz uma visita muito completa, visitei todas as direcções e vi que INE tem um espaço e uma equipa muito preparada para a realização das operações importantes para o país”, realçou Maria Dolores Rios Peset.

A cooperação espanhola é um dos principais parceiros do INE e segundo o Instituto tem contribuído grandemente para desenvolvimento do sistema estatístico de Cabo Verde,

Com esta cooperação o INE conseguiu implementar as reformas das contas nacionais, com ênfase para as contas trimestrais, regionais e institucionais, as estatísticas do ambiente, índice do comércio externo, empresas, realização do inquérito aos gastos e satisfação dos turistas, inquérito às despesas e receitas familiares, contas satélites do truístico entre outras operações.

MJB/FP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos