Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

INE propõe para este ano produção de uma revista científica sobre Cabo Verde

Cidade da Praia, 15 Mar (Inforpress) – O presidente do Conselho da Administração do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), Osvaldo Borges, avançou hoje que a instituição tem estabelecido produzir, ainda este ano, uma revista científica com todos os dados sobre Cabo Verde.

Osvaldo Borges avançou esta informação durante a cerimónia de apresentação da I Conferência Nacional de Estatística para apresentação e discussão do relatório da Matriz de Contabilidade Social, promovida pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), na cidade da Praia.

Segundo afirmou, o INE quer, à semelhança do que é feito em outros países, produzir uma revista utilizando todo material e base de dados, que vêm sendo trabalhados pelo INE e que, sustentou, devem ser produzidos numa óptica diferente.

“Portugal faz, Brasil faz, Estados Unidos fazem e todos os outros países africanos fazem uma revista científica e queremos fazer uma sobre Cabo Verde, utilizando todo o material que o INE tem, toda a base de dados, um conjunto de trabalhos que os colaboradores do INE têm feito, mas que de ser avançada na sua análise, deve ser produzida numa outra óptica, não apenas numa mera análise descritiva ou de interpretação”, adiantou.

Neste sentido, conforme referiu, serão colocados à disposição das instituições parceiras nacionais e internacionais, de instituições de Ensino Superior ou não, base de dados e outras informações para que possam produzir artigos científicos sobre Cabo Verde, sobre as várias temáticas de Cabo Verde e promover debates para a referida revista.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) tem por missão produzir e difundir, de forma eficiente, informação estatística oficial de qualidade, fiável, actual e pontual necessária ao conhecimento objectivo duma sociedade em mudança, que ajude os cabo-verdianos a conhecer melhor o seu país, a sua população, os seus recursos, a sua economia, a sua sociedade e a sua cultura.

O INE procura ser reconhecido como uma instituição estatística de referência, como produtor e fornecedor de informação estatística oficial de qualidade, organização tecnicamente independente e credível, pelo contributo para a promoção da literacia estatística, pelo empenhamento e eficácia na cooperação internacional.

CM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos