INE promove formação para jornalistas visando contribuir na melhoria da divulgação dos dados estatísticos

 

Cidade da Praia, 07 Jul (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou hoje, na Cidade Praia, uma acção de formação sobre as Conta Nacionais destinada aos jornalistas, visando contribuir na melhoria da divulgação dos dados estatísticos.

Em declarações à Inforpress, o vice-presidente do INE, Celso Soares, realçou a importância da acção formativa e explicou que o objectivo é elucidar aos jornalistas sobre os aspectos técnicos e fundamentais que estão por de trás de todos os dados divulgados pelo instituto sobre as Contas Nacionais.

Durante a formação, os participantes vão debruçar sobre temas como a conceptualização teórica do rebase das Contas Nacionais, novo sistema de contas nacionais 2008 (SCN 2008) e política de revisão das Contas Nacionais, com a finalidade de melhorar a compreensão e análise dos dados das Contas Nacionais.

Esta formação está a ser promovida no âmbito do projecto de médio/longo prazo sobre a literacia estatística que iniciou com uma acção de capacitação destinada aos alunos das escolas secundárias e universidades.

“É muito importante elucidar os utilizadores sobre os dados estatísticos produzidos e divulgados pelo INE, sobretudo os jornalistas que consideramos o nosso principal interlocutor na divulgação dos resultados”, sublinhou Celso Soares.

O INE pretende igualmente realizar nas próximas semanas, acções de formação destinadas aos técnicos da contabilidade, os empresários, a classe política, entre outros utilizadores dos dados estatísticos.

JL/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos