Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

INE lança plataforma de dados estatísticos para melhorar o acesso e promover a transparência dos conteúdos

Cidade da Praia, 15 Jan (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou hoje a plataforma online de dados estatísticos, como forma de melhorar o acesso às informações e promover ao mesmo tempo a transparência dos conteúdos disponibilizados.

Durante a apresentação da página Síntese dos Dados Nacionais (NSDP), o presidente do INE, Osvaldo Borges, explicou que esta iniciativa acontece em parceria com o Fundo Monetário Internacional, Banco de Cabo Verde, Ministério das Finanças e o Banco Africano e Desenvolvimento (BAD).

Conforme explicou, o referido sistema visa a melhoria da divulgação das estatísticas macroeconómicas e financeiras, através da criação deste portal único.

Disse que a página encontra-se alojado no portal de dados aberto de Cabo Verde (ODP), disponibilizado pelo BAD, através da iniciativa de autoestrada de informação africana, que utiliza o protocolo SDMX para troca de informações estatísticas e também de metadados, com transmissão electrónica dessas informações.

“A página pode ser acedida do site do INE, que disponibiliza o acesso público, facilitando as informações consideradas primordiais para a monitorização das condições políticas e económicas do país”, realçou.

No seu entender, o lançamento deste portal “é um importante marco” para o país, na melhoria contínua da publicação de dados estatísticos e marca a implementação do Sistema Geral de Disseminação de Dados (e-GDDS), “uma importante norma internacional na transparência de dados económicos e financeiros de Cabo Verde”.

A implementação do e-GDDS surge numa iniciativa do FMI, que realizou de sete a 15 de Janeiro, uma missão destinada a trabalhar a sua materialização, cujos objectivos foram sobretudo, auxiliar as instituições nacionais na preparação e publicação de dados que apoiam o seguimento da conjuntura e das políticas económicas e criar um site para a publicação do NSDP.

O sistema e-GDDS promove a disponibilização de estatísticas para o público e investidores, contribuindo, assim, para a adopção de políticas macroeconómicas sólidas e para o funcionamento eficiente dos mercados.

A chefe da missão do FMI, Xiu Zhen Zhao, sublinhou que, em termos económicos, por um lado, a criação da página permite que a disponibilidade das informações ajude a reduzir os custos, e, por outro lado, os dados passam a ser compilados seguindo normas internacionais, principalmente quanto à comparação de informações regionais e de outros países.

A página NSDP estará alojada no site http://caboverde.opendataforafrica.org/ e poderá ser acedida através do site do INE.

HR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos