INE inicia sexta-feira inquérito que irá estimar pobreza e consumo das famílias

Cidade da Praia, 15 Dez (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) inicia sexta-feira, 16, em todo o território nacional, o IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares (IDRF) que irá medir a pobreza e o consumo das famílias no País.

A informação foi avançada hoje, em conferência de imprensa, pelo vice-presidente do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), Fernando Rocha, que adiantou que a recolha dos dados no terreno vai permitir traçar o perfil dos pobres em Cabo Verde.

O IDRF de 2022, segundo disse, vai permitir ainda a recolha de dados que irão ajudar o INE a produzir as contas nacionais, actualizar o cabaz de consumo das famílias cabo-verdianas e os ponderadores utilizados para os cálculos do índice de preço no consumidor.

Ainda segundo Fernando Rocha, os resultados do inquérito IDRF vão permitir produzir indicadores que ajudarão no seguimento e monitorização dos planos, projectos e agendas quer nacional ou internacional.

“Este inquérito visa ainda a recolha de dados que serão transformados em indicadores e permitir ao País avaliar a quantos andamos em matéria da protecção social em função da realidade actual”, disse lembrando tratar-se de um inquérito importante e aguardado pelas respostas que dará a questões relevantes para o País.

A operação orçada em cerca de 254 mil contos cabo-verdianos, vai inquirir de 7.651 alojamentos familiares em todo o território nacional e vai trabalhar com cerca de 83 agentes, entre inquiridores e controladores, que serão suportados por dez técnicos do INE em matéria de inquéritos de género.

O inquérito, frisa o vice-presidente do INE, é financiado pelo Governo de Cabo Verde, pelo Banco Mundial (BM) e pelas Nações Unidas.

Fernando Rocha apelou ainda aos cabo-verdianos a participarem no inquérito por ser de extrema importância para o País, advertindo que nenhuma sociedade consegue desenvolver-se sem estatísticas.

O IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares vai ter a duração de um ano, ou seja, será realizado de Dezembro de 2022 a Dezembro de 2023, e cada família inquirida será acompanhada durante 14 dias pelos inquiridores.

O Inquérito às Despesas e Receitas Familiares é uma operação que normalmente se realiza de cinco em cinco anos, e o último (III IDRF) foi em 2015, que concluiu que a pobreza extrema era de 35,2% e a pobreza absoluta era de 10,6%.

PC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos