INE capacita jornalistas para melhor analisarem os dados das contas nacionais

 

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) realiza esta sexta-feira uma acção de capacitação sobre as contas nacionais  dirigida aos jornalistas, com a finalidade de melhorar a compreensão e análise dos indicadores económicos inclusos.

Segundo o director das Contas Nacionais, João Pina Cardoso, a formação destina-se a clarificação de alguns conceitos que integram as contas nacionais para que os jornalistas possam melhor informar.

“São alguns conceitos económicos que ainda criam alguma confusão aos jornalistas nomeadamente a diferença entre o PIB nominal e o PIB real, a taxa de crescimento real, e  nominal, a variação homóloga, entre outros aspectos”, enumerou.

“A conceptualização teórica do rebase das contas nacionais”, “o novo sistema de contas nacionais 2008 (SCN 2008)” e “a política de revisão das contas nacionais” são outros  aspectos a serem abordados com os jornalistas com a finalidade de melhorar a compreensão e análise dos dados das contas nacionais.

Em Cabo Verde, segundo João de Pina Cardoso, as contas nacionais finais são divulgadas de dois em dois anos e representam de uma maneira geral a produção, o rendimento e a despesa dos agentes económicos, incluindo as transações com o resto do mundo.

MJB

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos