Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Índice de produção na construção civil diminuiu 36,5%, no segundo trimestre de 2020

Cidade da Praia, 23 Set (Inforpress) – O índice de produção na construção civil diminuiu 36,5% por cento (%) no segundo trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano 2019, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, a taxa de variação trimestral do índice de produção na construção civil no 2º trimestre de 2020 foi de 33,2%, valor inferior em 30,8 pontos percentuais (p.p.) face ao registo no trimestre anterior.

A mesma fonte realça que no segundo trimestre de 2020, o índice de produção na construção civil situou-se em 69,1, correspondendo a uma diminuição de 36,5% face ao trimestre homólogo.

Esta variação, de acordo com o INE, foi influenciada pela diminuição na produção de materiais de instalação e canalização sanitária (-60,4%), de esquadria (-49,9%), de outros materiais de construção (-49,0%), de materiais de pintura (- 41,3%), de materiais de electricidade (-41,0%), de materiais de revestimento (-38,8%) e de materiais de base (-33,8%).

O INE salientou que o contributo dos materiais de base foi mais determinante na variação global do índice da produção de construção civil em decorrência do seu peso na construção civil.

Ainda conforme os dados do INE, o comportamento do índice de produção no sector da construção no trimestre em análise foi afectado principalmente pela diminuição de esquadrias (-44,4%), de materiais de pintura (-38,5%), de materiais de electricidade (-38,2%), outros materiais de construção (-36,9%), de materiais de base (-34,6%).

Os materiais de base foram os que tiveram maior efeito na variação global do IPCC.

CM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos