Imprensa Nacional de Cabo Verde denuncia circulação de Boletim Oficial falso nas redes sociais

Cidade da Praia, 30 Nov (Inforpress) – A Imprensa Nacional de Cabo Verde denunciou hoje a circulação de um boletim oficial falso nas redes sociais, sobre o aumento de preços de electricidade, transportes, águas e aumento da taxa do iva.
Em comunicado de imprensa, a Imprensa Nacional de Cabo Verde “repudia o acto” e aproveita para esclarecer aos utentes que a circulação dessas informações são falsas, ou seja, “fake news”.

A mesma fonte aproveita, ao mesmo tempo, para informar e tranquilizar os utentes de que o boletim oficial cumpre “os elevados padrões de segurança”, contendo em toda folha um “código de barra no lado esquerdo” e um “código alfanumérico no rodapé”, o que torna impossível a sua falsificação.

“Sabemos que um dos aspectos mais relacionados com o sucesso dos fakenews é a perda da credibilidade dos média tradicionais”, lê-se na nota.

Citando a Constituição da República, a instituição responsável pela publicação do Boletim Oficial lembra que “as infrações cometidas no exercício da liberdade de expressão e informação de imprensa, faz com que os infratores incorrem em responsabilidade civil, disciplinar e criminal nos termos da lei”.

DG/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos