Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Importância da pesquisa científica e tecnológica destacada na abertura de workshop sobre informação oceânica e costeira

Mindelo, 14 Mar (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Pesca (INDP) destacou hoje a importância da pesquisa científica e tecnológica para a protecção do capital natural e serviços do ecossistema e para manter seus benefícios para uma exploração sustentável.

Na abertura do fórum “Pesquisa científica sobre informação oceânica e costeira de apoio aos recursos marinhos e à biodiversidade na Macaronésia e na região de São Tomé e Príncipe”, no Mindelo, Osvaldina Silva reiterou que se torna “importante” a formação de técnicos e a divulgação desse conhecimento, nos “mais diferentes âmbitos da sociedade”, para se promover o desenvolvimento e a consciencialização da importância dos recursos do mar e da sua exploração racional.

Por isso, considerou, o encontro de hoje “veio na hora certa”, sendo ainda “pertinente”, devido ao facto de Cabo Verde ser um país em que 99 por cento (%) do seu território é mar e 80% da sua população vive nas proximidades das zonas costeiras.

Segundo a responsável, Cabo Verde possui uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) de cerca de 780 quilómetros quadrados, “modesta em biomassa” mas “rica em biodiversidade”, contudo, salientou, o facto é que “pouco se conhece” em recursos vivos e não vivos.

“Isso nos leva a pressupor que existe um potencial desconhecido por explorar e nos coloca novos desafios científicos e tecnológicos”, aludiu a mesma fonte, reconhecendo que para explorar esse potencial é necessário Cabo Verde “aumentar a sua capacidade” de observação e monitorização oceânica e costeira, observação e detecção de impactos de mudanças climáticas, aumentar a capacidade técnica, financeira e institucional, e criar infra-estruturas de logísticas e de apoio à investigação.

“Ou seja, criar uma base de conhecimento e inovação”, sintetizou.

Por fim, lembrou a importância do fortalecimento das parcerias e cooperação técnico-científicas nacionais e internacionais como “factor-chave” para se atingir essa ambição.

Na mesma linha, o secretário de Estado da Economia Marítima, Paulo Veiga, através de um assessor que leu a mensagem que dirigiu ao fórum, por seu lado, enalteceu a “grande importância” do workshop para a capacitação técnica e operacional dos técnicos nacionais rumo à conservação e exploração sustentável dos recursos haliêuticos.

O governante reconheceu que, “não obstante os esforços que têm sido feitos”, há ainda “muito por fazer e para investir” numa investigação “mais profunda e eficaz”, já que a biodiversidade oceânica e as águas cabo-verdianas são ainda “campos pouco conhecidos”.

Por isso, disse esperar que do fórum do Mindelo saiam conclusões de “significativo impacto” na matriz de actividades e atitudes para os próximos tempos, em “relações privilegiadas” de cooperação técnica e “profundo espírito” de partilha.

Hoje e sexta-feira, 15, instituições “de renome e potenciais financiadores” e técnicos nacionais e estrangeiros, no âmbito do workshop, farão apresentações curtas e objectivas, realçando as necessidades e desafios de Cabo Verde em investigação, promoção e desenvolvimento no sector marinho.

O INDP, que promove o encontro, confirmou as presenças de representantes de “grandes organizações internacionais” como o NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration U.S.) NASA (National Aeronautics and Space Act), GEO Planet Initiative, The Marine Biodiversity Observation Network, European Space Agency (ESA), Foundation for science and technology e Oceanic Platform of the Canay, entre outras.

O resultado esperado é a elaboração de um plano de acção resultante das necessidades de Cabo Verde, em que cada uma das instituições estrangeiras ficará responsável para apoiar o arquipélago em matéria das suas competências.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos