Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Importações e reexportações com evoluções negativas no quarto trimestre de 2020

Cidade da Praia, 27 Fev (Inforpress) – As importações e reexportações registaram evoluções negativas no quarto trimestre de 2020, conforme os dados provisórios do boletim das estatísticas do comércio externo, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

De acordo com a mesma fonte, as importações situaram em -12,8%   e as reexportações em -53,7%, tendo as exportações evoluído positivamente (5,1%) em relação ao período homólogo.

No mesmo período, acrescenta o documento, o deficit da balança comercial diminuiu 14,2% e a taxa de cobertura aumentou em 1,6 pontos percentuais (p.p.).

Por outro lado, indica que por zonas económicas, as exportações totalizaram 1.769 mil contos, correspondendo a um acréscimo de 85,2 mil contos (5,1%), face ao período homólogo.

No trimestre em estudo, aponta o INE, a Europa continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, observando cerca de 93,2% do total das exportações cabo-verdianas.

“Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, as exportações para a Europa passaram de 1.613 mil contos para 1.648 mil contos, tendo evoluído positivamente (2,2%)”, precisa o INE, observando que apesar de serem pouco expressivas, as exportações para África e América registaram aumentos.

Em relação às importações por zonas económicas, no período de referência, registaram um decréscimo de 12,8%, face ao mesmo período do ano anterior, com o continente europeu a ser o principal fornecedor de Cabo Verde com um peso de 81,0% do montante total, contra 81,2% do mesmo período do ano transacto.

O boletim estatísticas do comércio externo enquadra-se nas atribuições do INE, enquanto órgão executivo central do Sistema Estatístico Nacional, permitindo cumprir a sua missão de produzir e difundir, de forma eficiente, informação estatística oficial de qualidade sobre o país.

OM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos