Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilho do Maio: Primeiro-ministro garante que novo porto estará pronto em 2019 a operar com sistema rol on rol off

 

Porto Inglês, 08 Mai (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva disse hoje ao iniciar uma visita de dois dias à ilha do Maio, que em meados de 2019 o porto local estará pronto para operar e a receber navios com o sistema roll on roll off.

Conforme indicou, o governo já tomou e está a tomar um conjunto de iniciativas para melhorar a questão de acessibilidade à ilha do Maio, tanto a nível dos transportes aéreo como marítimo, razão por que “está convicto” de que a ilha está num bom caminho para o seu desenvolvimento.

“Já há prazo para colocação e reabilitação do sistema roll on roll off do porto do Maio, pelo que pensamos que em meados de 2019 teremos o porto pronto para operar com barcos tipo Liberdade, de Fast Ferry, que é um dos grandes constrangimentos que temos hoje na ilha e criar todas as condições para despoletar o seu desenvolvimento”, frisou.

Ulisses Correia e Silva adiantou que o turismo foi escolhido como o sector prioritário para a ilha do Maio, a par dos sectores da indústria extractiva como o sal, construção civil e aquacultura, razão por que já o acompanham nesta visita várias entidades tanto do sector privado, como do sector público, para promover o sector da economia local.

O primeiro-ministro, que visitou hoje o empreendimento “Salinas Beach Resort” afiançou que o governo tem todo o interesse em que esta obra seja concluída, para que se crie uma oferta hoteleira de qualidade na ilha, tendo sublinhado que tanto o executivo como a banca que financiou este investimento estão a envidar esforços em vista à retoma e finalização deste projecto, embora sendo um investimento privado.

“Temos a consciência muita clara de que a ilha do Maio tem um grande futuro, está a começar mais tarde do que as outras ilhas, mas queremos que tenha um desenvolvimento turístico ordenado, planeado, um turismo de alto valor acrescentado para o mercado mais específico de maior rendimento, precisamos é fechar o processo de planeamento, atrair bons investidores, fazer os investimentos em infraestruturas em consequência”, notou.

O primeiro-ministro lembrou, por outro lado, que a construção de novo aeroporto está dentro do pacote de investimento que o executivo prevê para ilha nos próximos tempos. Embora não tenha indicado uma data exacta para a sua construção, explicou que a prioridade é a expansão e iluminação do actual aeroporto, por forma a possibilitar voos mais regulares e voos internacionais para se puder vender o destino turístico do Maio.

Por seu lado, o edil Miguel Rosa disse que a autarquia está a receber as notícias avançadas pelo primeiro-ministro com “muita expectativa e satisfação”, porque a edilidade pretende alavancar o desenvolvimento da ilha “para estancar a saída em massa da camada jovem” para outras ilhas.

De acordo com o autarca, o sector do turismo e a questão de acessibilidade fazem rol dos problemas apresentados ao executivo e neste momento existem boas perspectivas para a resolução dos mesmos.

WN/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos