Ilha do Sal: Vereador diz que direito à segurança ambiental é “inegavelmente pilar” para desenvolvimento das crianças

Espargos, 20 Nov (Inforpress) – O vereador do Saneamento e Ambiente da Câmara Municipal do Sal, Francisco Correia, considerou hoje que o direito à segurança ambiental é, “inegavelmente”, um “pilar para o desenvolvimento integral e saudável” das crianças.

O autarca fez essas considerações na abertura do fórum infantojuvenil sob o tema “A Convenção dos Direitos da Criança e a Acção Climática” no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Criança e do 34º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças (CDC), assinalado a 20 de Novembro.

“Quando falamos de segurança ambiental estamos falando da garantia de um planeta saudável, de ar puro, de água potável e de ecossistemas equilibrados. Esses elementos são essenciais para a saúde física, mental e emocional das crianças, moldando seu futuro e determinando a herança que deixaremos para cada criança de todo o mundo”, completou.

Nesta medida, segundo o responsável camarário pelo pelouro do Ambiente, a acção climática não é apenas uma responsabilidade ética, mas um imperativo para proteger os direitos das crianças, lembrando que elas não são apenas espectadoras neste “drama global”, mas potenciais agentes de mudança.

“Ao garantirmos às crianças um ambiente seguro e sustentável, capacitamos às futuras gerações a se tornarem defensoras da justiça climática e a promoverem um futuro mais equitativo e sustentável”, observou, apelando às pessoas para agirem em consonância com os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança e a reconhecer a segurança ambiental como um “direito inalienável” de cada criança.

“Juntos podemos forjar um caminho para um futuro onde as crianças não apenas herdem um planeta mais saudável, mas também tenham as ferramentas e o conhecimento para preservar e proteger esse legado para as gerações que virão”, concluiu Francisco Correia.

“Convenção dos Direitos das Crianças e Acção Climática”, e “Medidas para proteger as crianças dos impactos das mudanças climáticas”, foram os temas em reflexão no painel intitulado “Segurança ambiental, como direito da criança para um desenvolvimento integral e sustentável”.

Este fórum para debater temas de segurança ambiental e seu impacto na protecção da criança e seus direitos teve como propósito partilha de opiniões, sugestões e recomendações que serão submetidas aos representantes governamentais de forma a contribuir na criação e na mudança ou melhoria dos direitos da criança.

SC/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos