Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Sal: “Um Mar de Conflitos” do historiador Daniel Pereira chega ao círculo de leitores salenses

Espargos, 03 Ago. (Inforpress) – O novo livro do historiador mindelense Daniel Pereira, intitulado “Um mar de conflitos”, chega ao círculo de leitores no Sal, devendo ser apresentado quarta-feira, 11 de Agosto, por Júlio Rendall, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Este registo histórico sobre uma personalidade marcante de Cabo Verde intitulado “Um mar de conflitos” é o enredo da mais recente obra de Daniel Pereira.

Com a chancela da editora Rosa de Porcelana, o livro de 744 páginas, editado em 2020, apresenta, segundo a organização do lançamento, uma ampla documentação que fora coligida por Marcelino Rezende Costa, Escrivão Deputado da Junta da Fazenda da Província de Cabo Verde de então, tendo como escopo, servir de apoio probatório em sua defesa e, através dela, partir para uma série de acusações contra Manuel António Martins, figura “incontornável” da história do arquipélago cabo-verdiano, na primeira metade do século XIX.

Considera-se que este livro do historiador Daniel Pereira contribui para “uma importante” reconstituição do perfil dessa personagem histórica.

Nascido na cidade de Mindelo, São Vicente, em 1951, mas criado na cidade da Praia, desde o seu 1º ano de idade, Daniel António Pereira, autor da obra, é licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa e diplomata de carreira.

Membro fundador da Associação dos Escritores Cabo-verdianos (AEC) e da Associação dos Diplomatas Cabo-verdianos (ADC), sendo desta seu primeiro presidente.

Em 1985, ingressou na carreira diplomática, tendo desempenhado, entre outras, as mais elevadas funções ( director do Gabinete de Estudos – 1987, Conselheiro Cultural do Presidente da República, – 1989, Conselheiro diplomático do Primeiro Ministro – 2001). Foi Embaixador de Cabo Verde no Brasil.

Mais conhecido no panorama cultural nacional cabo-verdiano, na sua qualidade de historiador, é autor, de entre outros trabalhos de “Estudos da História de Cabo Verde”, “ Marcos cronológicos da Cidade Velha”, “ A situação da ilha de Santiago no 1º quartel do século XVIII e “ Um olhar sobre Cabo Verde – História para Jovens”.

Enquanto historiador, Daniel Pereira que já andou o mundo a proferir palestras e conferências em várias universidades, nomeadamente em Portugal, Estados Unidos da América, Brasil, Senegal, Angola e Países Baixos. Possui mais de dez livros sobre a História de Cabo Verde, entre dezenas de artigos publicados em diversos jornais e revistas, nacionais e estrangeiros.

SC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos