Espargos, 11 Nov (Inforpress) – O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva, desafiou hoje, no Sal, a juventude cabo-verdiana afecta ao partido ventoinha a ter atitude, ser forte e resiliente, e presente em todas as ilhas do País.
Ulisses Correia e Silva falava na qualidade de presidente do Movimento para a Democracia (MpD), no acto de abertura da 1ª edição da Universidade da Juventude para a Democracia (JpD), a que testemunhou, promovida pela estrutura juvenil partidária afecta ao partido ventoinha.
Felicitando a iniciativa, disse que este evento, que decorrerá durante dois dias no Sal, envolvendo cerca de 50 jovens dos diferentes municípios e concelhos do País, está a marcar uma “diferença importante”, tendo em conta as razões e princípios que o partido defende.
Destacando o trabalho e o dinamismo da estrutura juvenil partidária, Ulisses Correia e Silva pediu, entretanto, aos jovens a estarem mais presentes ainda em “todas as partes” do País.
“Cabo Verde precisa de jovens com atitude positiva, forte e resiliente. A política é uma actividade nobre e a democracia só fica mais forte com participação activa dos jovens”, enfatizou.
Com foco nas próximas eleições, o líder do MpD lançou o apelo aos jovens no sentido de se recensearem já que o recenseamento é que dá o direito ao voto e à escolha, e nos momentos eleitorais façam valer a sua cidadania política.
“É por isso que o nosso apelo é que a JpD sirva como referência de uma nova atitude, um forte compromisso com o País, com os concelhos onde os jovens moram, a não se esquecerem nunca de que são cidadãos com responsabilidade, apesar de jovens, mas assim que se faz o percurso”, aludiu.
Nesta base, instado a pronunciar-se sobre o interesse dos jovens pela política, Ulisses Correia e Silva disse achar que há esse interesse, porém, compreende que é preciso “abrir mais as portas e janelas”.
“Para sentirem que não há barreiras e obstáculos à participação política, para se sentirem bem acolhidos, sentirem que através da política podem realizar uma parte importante da sua vida enquanto cidadão, passar mensagens que criam confiança”, sublinhou.
Pretende-se com esta primeira edição, oferecer aos jovens um fórum de debate e de conhecimento centrado na importância das políticas públicas e em temas recorrentes para a construção de uma agenda jovem.
“As políticas públicas municipais e os seus impactos na juventude”, foi o primeiro painel em debate tendo como orador Júlio Lopes, presidente da Câmara Municipal do Sal.
Após o almoço, pelas 15:00, o segundo painel, subordinado ao tema “As oportunidades da juventude no Orçamento do Estado para 2024”, teve como orador Olavo Correia, vice-presidente do MpD e ministro das Finanças.
Lá para mais tarde, por volta das 17:00 acontece o terceiro painel, “A era digital: As suas influências e sustentabilidade”, orientado por Elzo Rodrigues, mentor do Projecto Dam Mon – uma agência de turismo que procura mostrar os melhores lugares, as melhores experiências e imagens de Cabo Verde.
No seu segundo dia (domingo, 12), a Universidade JpD muda-se para a sala de conferências do Hotel Salinas, em Santa Maria, com o tema “O futuro do turismo em Cabo Verde: As políticas públicas e os seus impactos”, tendo como orador Carlos Santos, ministro do Turismo e Transportes.
Após o almoço, pelas 15:00, é tempo do quinto e último painel, “O potencial de Cabo Verde nos desportos náuticos”, que conta com três oradores: Josh Angulo, um dos maiores nomes do windsurf internacional; Mitu Monteiro, renomado kitesurfista cabo-verdiano; e Paulo Veiga, anterior ministro da Economia Marítima e actual líder parlamentar do MpD.
SC/HF
Inforpress/Fim