Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Sal: Técnicos do INMG partilham experiências face aos novos desafios da meteorologia (c/áudio)

Espargos, 08 Abr (Inforpress) – Técnicos do Instituto Nacional da Meteorologia e Geofísica (INMG), a nível nacional, reuniram-se hoje, no Sal, para partilharem experiências face aos novos desafios da meteorologia, numa mesa redonda subordinada ao tema “Meteorologia versus novos desafios”.

A actividade promovida pelo Instituto Nacional da Meteorologia e Geofísica (INMG) no Sal, faz parte de um vasto programa que a INMG vem levando a cabo para marcar o Dia Mundial da Meteorologia, assinalado a 23 de Março.

A programação oficial destas celebrações, este ano sob o tema “O Sol, a Terra e o Tempo”, com participantes das diferentes ilhas do país, tiveram lugar hoje, com a realização da mesa redonda, cuja sessão de abertura foi testemunhada pelo edil Júlio Lopes.

Destacando a importância da meteorologia na vida das pessoas, a presidente do INMG, Maria da Cruz, estribada no lema, disse que para Cabo Verde, o Sol a Terra e o tempo, constituem desafios ao desenvolvimento sustentável do país, mas também fazem parte das soluções.

“O trabalho de todos os funcionários do INMG, como equipa, é fundamental para dar o nosso contributo aos desafios do desenvolvimento sustentável do país e criação de resiliência face às mudanças climáticas”, sublinhou.

Por isso, realçou que nesta mesa redonda os participantes das diferentes ilhas do país vão partilhar informações, conhecimento, experiências com apresentação de vários temas, nomeadamente “O Sol, a Terra, a água e as Actividades Humanas” e “A importância da meteorologia aplicada na aviação.

“A Convenção Quadro da Mudanças Climáticas”, “As alterações climáticas globais: evidências, projecções e impacto sobre os recursos hídricos, agricultura, biodiversidade e pesca”, são também outros temas para reflexão e debate.

Por sua vez, o edil Júlio Lopes reforçou, na sua intervenção de ocasião, a importância do papel dos meteorologistas no mundo de hoje, face às alterações climáticas.

“Os meteorologistas desempenham um papel muito importante no mundo de hoje. Cada vez que se aumentam as incertezas em relação ao futuro, aumenta-se também o protagonismo e a importância dos profissionais da climatologia”, realçou.

Também sustentado no lema alusivo à efeméride, o autarca disse que para Cabo Verde adequa-se muito bem, já que o Sol é a base do turismo mundial, e concretamente em Cabo Verde, onde se está a construir um destino turístico, o Sol, entre outros atractivos é um “elemento importante”.

“O que dá felicidade às pessoas é a substância chamada sorotonina. E o sol é o primeiro factor que produz a sorotonina. Por isso que os níveis de depressão são muito elevados nos países onde não há Sol”, observou.

O autarca acrescentou, por outro lado, que a questão da terra e do tempo, alterações climáticas, são também matérias de “alta importância”, e que se enquadram, conforme disse, no novo contexto do chamado desenvolvimento sustentável.

“Tem que haver uma sintonia entre esses três elementos para que possamos ter um desenvolvimento sustentável, hoje e também garantir o desenvolvimento de amanhã”, acautelou.

“Era bom também passar a mensagem de Cabo Verde como destino turístico tendo em conta a componente ecológica. Destino turístico onde se aposta na ecologia, neste caso concreto, nas energias renováveis”, frisou, relevando a importância do evento, que elucida questões de “grande importância”.

As actividades em celebração ao dia 23 de Março, deverão ser concluídas, quarta-feira, dia 11, com uma sessão sobre “Saúde e Proactividade no Trabalho”, sob orientação da Dra. Deisy Gonçalves.

SC/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos