Espargos, 03 Out (Inforpress) – A Delegação da Inspecção Geral do Trabalho, no Sal, passa a funcionar a partir de hoje em instalações mais modernas, diligência que “vai ao encontro” do objectivo de promoção do trabalho digno proposto pelo Governo.
As novas instalações da Delegação da Inspecção Geral do Trabalho, considerada uma necessidade que há muito se fazia sentir, estão agora localizadas no Bairro Novo, na cidade de Espargos.
Segundo o ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, quem presidiu o acto de inauguração, a sua presença demonstra uma “posição simbólica” da importância que o Governo atribui à Inspecção Geral do Trabalho e à Direcção Geral do Trabalho.
“É uma importância vital para o trabalho digno e para a dignidade nas relações laborais. Cabo Verde é um país que quer continuar a crescer, e temos que ter todas as condições para deixarmos as empresas instalarem-se e criarem riqueza no nosso país”, observou o governante, sublinhando que não há desenvolvimento num país movido apenas por interesses cooperativistas.
“O desenvolvimento chega quando o Estado facilita a instalação e o desenvolvimento de empresas para que possam criar riquezas, dar emprego (…)”, comentou, admitindo, que é também obrigação do Estado “fazer de tudo” para que aqueles que trabalham, laboram em condições de segurança, higiene e de cumprimento dos contratos.
Neste sentido, Fernando Elísio Freire instou a Direcção Geral do Trabalho a ser “bastante proactiva” no cumprimento da legislação laboral e de estar sempre ciente que todos têm que cumprir com a legislação cabo-verdiana.
“Por isso que reforçamos a inspecção com mais inspectores, mais visitas inspectivas, principalmente aqui na ilha do Sal, porque queremos que Sal tenha cada vez maior capacidade de produção de riqueza, influência na criação de emprego… e quem está neste processo, tanto as empresas como os trabalhadores, o façam num melhor ambiente possível”, almejou o governante, enumerando outras conveniências e interesses.
“Temos que dar um passo profundo e consistente em aumentar a independência, tanto da Inspecção como da Direcção Geral do Trabalho”, alvitrou.
Paralelamente à criação desta autoridade do trabalho, Fernando Elísio Freire destacou o processo de revisão do código laboral em curso, cuja prioridade máxima, conforme notou, será a criação do primeiro emprego.
Por seu lado, na sua intervenção de ocasião, o inspector da Inspecção Geral do Trabalho, Anildo Fortes, manifestou satisfação pela abertura do novo espaço na ilha, conferindo, desta feita, melhores condições de trabalho.
“O nosso objectivo é sempre melhorar a nossa prestação dos serviços para que os utentes tenham melhores condições quando se dirigem aos serviços da inspecção do trabalho. Passaremos a ter um espaço com acessibilidade adequada e com melhores condições de atendimento ao público”, destacou.
Segundo este responsável, outro “aspecto importante” é ter os inspectores e demais colaboradores da delegação motivados, sentindo-se confortáveis no lugar de trabalho.
“Melhorar as condições de trabalho é um dos objectivos para atingir o trabalho digno, pelo que o exemplo tem de começar em casa”, concluiu.
SC/CP
Inforpress/Fim