Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente do INMG destaca investimentos e valorização da carreira dos colaboradores

Espargos, 23 Mar (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional da Meteorologia e Geofísica (INMG) destacou hoje os investimentos em equipamentos e o trabalho realizado para a valorização da carreira dos colaboradores, no dia em que se assinala o Dia Mundial da Meteorologia.

Maria da Cruz Soares fez esta distinção numa mensagem dirigida aos colaboradores do INMG, para assinalar a efeméride, que este ano se celebra sobre o lema “o oceano, nosso clima e o tempo”.

Dos investimentos aponta a aquisição de novas estações meteorológicas, as quais, conforme sublinhou, garantirão maior precisão e qualidade do serviço prestado aos cidadãos.

O lançamento do programa de estágio profissional remunerado, que “vem assegurar a importante renovação de quadros técnicos”, bem como a nomeação de Cabo Verde como membro oficial do Comité de Furações da associação regional IV da Organização Mundial de Meteorologia são, também, segundo a responsável, algumas das medidas estratégicas deste conselho de administração (CA).

“Medidas estratégicas para assegurar a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados e das condições laborais no Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG)”, frisou.

Maria da Cruz Soares referiu, por outro lado, que apesar do contexto actual de pandemia que “desafia e limita”, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica tem trabalhado de “forma incansável” para a valorização da carreira de todos os seus colaboradores.

“Nomeadamente através da aprovação do novo PCCS que cria o enquadramento legal necessário para devolver a justiça laboral, com a actualização das promoções e progressões devidas, pondo fim à precariedade dos postos de trabalho e promovendo a maior integração e estabilidade laboral”, reiterou.

Considerando o lema deste ano “o oceano, nosso clima e o tempo”, Maria da Cruz Soares disse que a importância dos oceanos para os serviços meteorológicos “é inegável”, que o tema escolhido “não poderia estar melhor enquadrado” em Cabo Verde enquanto país insular.

“Afinal, somos 99 por cento de mar, pelo que se torna imprescindível uma gestão sustentável dos oceanos, não só para salvaguardar o presente, como também para garantir a sustentabilidade dos recursos renováveis, para benefício de gerações futuras”, observou.

Segundo a responsável, a celebração do Dia Mundial da Meteorologia neste dia 23 de Março de 2021, para marcar a Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), apoia os esforços para reverter o ciclo de declínio na saúde dos oceanos.

“E, para garantir que a ciência dos oceanos possa apoiar totalmente os países na criação de melhores condições para o seu desenvolvimento sustentável”, concretizou, desejando a todos os que escolheram esta “bela e imprescindível” profissão, um feliz Dia Mundial da Meteorologia.

“Queremos continuar juntos e de mãos dadas para cumprir, da melhor forma, a nossa missão de servir as populações, salvaguardar vidas humanas e bens, reduzir o impacto dos desastres naturais e proteger a qualidade do meio ambiente”, concluiu.

SC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos