Espargos, 12 Set (Inforpress) – A praia de Santa Maria, no Sal, prepara-se para receber, 15 e 16, a 31ª edição do festival de música, celebração do Dia do Município, assinalado a 15 de Setembro, onde se aguarda artistas de “grande gabarito”.
A Câmara Municipal do Sal, à semelhança dos anos anteriores, celebra o Dia do Município com uma série de actividades desportivas, recreativas, cívicas e culturais, devendo ser concluídas com o Festival da Praia de Santa Maria, onde todo o cenário já está a ser montado.
As actividades em homenagem à Nossa Senhora das Dores, padroeira da ilha, este ano sob o lema “Ilha do Sal cada vez más sabe, cada vez más doce”, vêm sendo desenvolvidas desde o início do mês de Setembro, marcadas também, com inaugurações e atribuição de topónimos, palestras, e a habitual sessão solene, com o hastear da bandeira, seguido de actividades religiosas na cidade turística.
A vereadora da Cultura, Maria João Brito, contou em declarações à Inforpress que os preparativos vão de “vento em popa”, encontrando-se, neste momento, a montar o cenário no areal da praia turística de Santa Maria para receber os dois dias do certame musical.
“Ouvimos a população sobre que artistas deveríamos convidar, por isso acreditamos que temos um grande elenco…julgo que fizemos uma boa escolha para agradar uns e outros. Desejamos um bom festival a todos”, manifestou a vereadora, apelando às pessoas a participarem, também, na Noite de Guitarra que acontece no dia 14 à noite, a partir das 20:00, no Anfiteatro José Cabral, nos Espargos.
A 31ª edição do Festival de Santa Maria será realizada este ano por uma empresa privada, local, a DG Produções, vencedora do concurso lançado para o efeito.
O evento homenageia o conjunto Bulimundo pelo contributo que tem dado para a expansão da cultura, da música e promoção do País, também Daniel Spencer Brito, mais conhecido por Nhelas Spencer, compositor mais gravado em Cabo Verde.
O certame mantém o mesmo formato, isto é, recinto fechado, devendo as pessoas contribuir com mil escudos, preço do bilhete, para as duas noites de espectáculo musical.
No primeiro dia espera-se actuações da prata da casa, isto é, a Banda Municipal, Colectivo do Sal, Bulimundo, Buguin Martins, Garry, Supa Squad, DJ Télio, Hélio Batalha, Trakinuz, Batchart, Arybeatz e MC Tranka Fulha.
E no segundo dia os festivaleiros poderão vibrar-se ao som de Colectivo Junção 23, Colectivo Hip Hop, Cordas do Sol e Anísio, Beto Dias, Zé Delgado, Grace Évora, William Araújo, Neyna, Josslyn, Elji Beatzkilla e Anthony B, músico jamaicano, com seu reggae.
SC/JMV
Inforpress/Fim