Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Sal: PN faz avaliação positiva da operação “Natal Fim do Ano” não obstante algumas ocorrências “corriqueiras” (c/áudio)

Espargos, 06 Jan (Inforpress) – O comandante da Esquadra da Polícia Nacional (PN) de Santa Maria, no Sal, Gilson Tavares, faz uma avaliação positiva da actuação policial e o civismo das pessoas, durante a quadra festiva, não obstante algumas ocorrências “corriqueiras”.

Gilson Tavares falava hoje à imprensa ao fazer um breve balanço, no âmbito do plano operacional da Polícia Nacional, “Natal e Fim do Ano em Segurança”, implementado de 15 de Dezembro a 05 de Janeiro, com foco na prevenção, sem descurar da vertente repressão em casos de manutenção ou reposição da ordem pública.

Ao fazer algumas comparações dos três períodos, isto é, Natal, Fim do Ano, e do dia 15 de Dezembro a 05 de Janeiro, Gilson Tavares destacou o facto de, em relação ao ano transacto, ter havido uma diminuição, tanto do número de ocorrências como da gravidade das mesmas.

“Se formos analisar o período que abrange o plano, temos uma redução na ordem dos 54 por cento (%), traduzindo em menos 22 ocorrências, sendo que no Natal temos uma redução de 43% e final do ano menos 75%, traduzindo em menos 14 ocorrências num universo de 26”, explicou.

Embora este ano num cenário diferente por cauda da pandemia de covid-19, Gilson Tavares considerou que os objectivos preconizados foram alcançados, durante esta acção policial, sem registos de incidentes graves.

Referiu que durante este período foram efectuadas 35 ocorrências a nível de ordem pública e 11 detenções, a maioria por condução ilegal.

Prosseguindo na apresentação dos resultados dos 22 dias, da operação policial, Gilson Tavares informou que a nível do trânsito foram fiscalizadas 501 viaturas, e desta cifra, 271 particulares, das quais sete foram aplicadas coimas no valor de 85 mil escudos.

No que respeita à fiscalização de estabelecimentos, foram inspeccionados 188 estabelecimentos comerciais, dos quais 18 foram encerrados, entre apreensão de várias “bebidas espirituosas”, produtos fora de prazo, e sem condições de serem consumidos.

No que toca à sinistralidade, a mesma fonte informou que foram registados sete acidentes, entre os dias 15 de Dezembro a 05 de Janeiro, destes, os mais graves aconteceram nos dias 04 e 05 do mês em curso, “felizmente” sem vítimas mortais.

“Resta realçar o enorme espírito de sacrifício, camaradagem e acima de tudo o profissionalismo demonstrado pelos efectivos desta unidade, do civismo e colaboração da população, isto porque o sucesso de qualquer plano depende do engajamento de todos”, concluiu o comandante Gilson Tavares.

O Plano de acção Natal e Fim do Ano em Segurança envolveu todas as valências da Polícia Nacional, isto é, todos os ramos policiais nas áreas de segurança, nas ilhas do Sal e São Nicolau.

SC/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos