Espargos, 14 Set (Inforpress) – A localidade de Pedra de Lume, no Sal, passa a contar com um posto sanitário para apoiar na assistência básica dos cuidados de saúde, cuja infraestrutura foi inaugurada esta quinta-feira, pela ministra da Coesão Territorial, Janine Lélis.
A inauguração desta infraestrutura sanitária acontece no âmbito das celebrações do Dia do Município do Sal, assinalado a 15 de Setembro.
Para Janine Lélis, o estabelecimento desta unidade na localidade piscatória de Pedra de Lume é um compromisso de campanha que se transforma em realidade.
“E é esse tipo de coisas, que enquanto políticos nos dá satisfação e prazer. A nobreza da política é poder concretizar os anseios das populações”, sublinhou a governante, comentando que embora seja um espaço pequeno, a infraestrutura é de “grande valia e significado”, já que representa, sobretudo acesso aos cuidados e proximidade da saúde às pessoas.
Janine Lélis aproveitou a ocasião para, na presença do delegado de Saúde local, José Rui Moreira, pedir o máximo de atenção e entrega na prestação dos cuidados, serviços de atendimento e prevenção, oferecidos à população daquela comunidade.
“Temos que ter sempre presente que a infraestrutura é só um princípio. O que na verdade queremos é mais saúde das pessoas, e é para isso que trabalhamos as infraestruturas, valorizando sempre aquilo que é o capital humano”, observou, ciente, entretanto, das dificuldades que se tem ainda pela frente, em matéria de saúde.
Por seu lado, e igualmente satisfeito com a materialização de mais esta obra, o Presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes. disse que investir na saúde é a “coisa mais importante”, não só em Cabo Verde, mas em todo o mundo.
“Durante muito tempo, Pedra de Lume esteve fora de marcação, mas agora é um prazer viver nesta localidade… tem água, luz, investimos nos parques infantis, na pavimentação, reabilitamos o campo de jogo, o cais com o apoio do Governo, agora o posto sanitário. De facto, Pedra de Lume ganhou outra relevância”, sustentou o autarca.
E, para o delegado da Saúde, José Rui Moreira, presente no acto, a instalação deste posto sanitário vai aumentar a autoestima dos moradores de Pedra de Lume.
“A nossa função é dar atenção primária, trabalhar na prevenção de doenças e promoção da saúde. Foi uma grande sinergia desenvolvida entre a câmara e a Delegacia de Saúde para que hoje pudéssemos ter esse espaço”, sublinhou.
O momento foi também de homenagem à dona Rita, uma das mais antigas moradoras de Pedra de Lume e quem em tempos idos deu o seu contributo na antiga farmácia da pacata localidade.
SC/JMV
Inforpress/Fim