Espargos, 11 Nov. (Inforpress) – A pastora Leniza Soares exortou os crente, na ilha do Sal, durante um culto, à “grandeza de perdoar” e pedir perdão, no âmbito da Semana da Juventude, na Igreja Nazarena dos Espargos, sob o tema “Venha, Jesus te chama”.
Leniza Soares, pastora da Igreja do Nazareno em Ribeira Grande (Santo Antão), que pela primeira vez ministra uma missão desta natureza na igreja dos Espargos, fez esta exortação no culto desta sexta-feira, da Semana de Juventude, que vem decorrendo desde o dia 05 e vai até domingo.
A religiosa baseou a sua mensagem em Mateus 6-9:15 e apontou que embora o perdão seja um dos fundamentos do Evangelho, poucos são os que “têm a grandeza de realmente superar seu orgulho” e reconhecer os erros.
“O perdão liberta. Jesus te chama para o perdão”, exortou.
Compartilhando algumas definições de perdão, a prelectora explica que perdão é uma acção humana, de se livrar de uma culpa, ofensa ou dívida.
“Perdão é um processo mental que exige uma atitude da nossa parte. E o objectivo é eliminar ressentimentos, raiva, rancor e outros sentimentos negativos”, denotou, aludindo que existe uma ideia de que admitir um erro e pedir perdão seria “se rebaixar”.
Porém, disse que é exactamente o contrário, já que demonstra um gesto de humildade, que prova crescimento espiritual de um servo de Deus.
“Dificilmente existe um ser humano que não tenha de humilhar-se por algum mal feito ao próximo, alguma injustiça cometida, algo que disse e provocou marcas dolorosas, mágoas…”, observou, realçando, entretanto, que a humilhação aos olhos de Deus é totalmente diferente da humilhação aos olhos dos homens: “não é um acto de inferiorizar-se, é um acto sublime”, enfatizou.
No final da sua mensagem, Leniza Soares desafiou as pessoas, crentes, cada irmão, irmã, que fez mal a alguém, mesmo que tenha sido sem querer ou num momento impulsivo ou de raiva… a não perder tempo para perdoar ou pedir perdão ainda hoje.
“Não perca tempo: perdoe. O perdão liberta. Perdoar é obedecer a Deus. Devemos perdoar porque Deus nos perdoou muito mais”, reiterou, citando a passagem bíblica, desta vez em Mateus 11-28:30.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma, porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.
No decorrer da semana dissertou-se sobre várias mensagens, nomeadamente sobre graça, escolhas, família, o favor que Deus nos fez “assumindo a nossa culpa”, bênçãos, comprometimento com Deus (…) sendo inevitável também falar de perdão.
“Deixe o orgulho de lado e dê o passo em direcção ao perdão”, conclui Leniza Soares.
SC/AA
Inforpress/Fim