Ilha do Sal: MpD local acusa deputado Démis Almeida de fazer análise “enviesada e cruel” do ano 2022

Espargos, 06 Jan (Inforpress) – O coordenador da Comissão Política Concelhia do MpD, no Sal, Ailton Rodrigues, acusou hoje o deputado Démis Almeida de fazer uma análise “enviesada, cruel e irresponsável”, da situação socioeconómica na ilha, no ano 2022.

Ailton Silva Rodrigues, que também é deputado nacional pelo círculo eleitoral do Sal, reagia assim em conferência de imprensa às observações de Démis Almeida, em entrevista à Inforpress, por forma, conforme disse, a clarificar a opinião pública, particularmente, aos salenses, sobre o balanço do ano 2022 feito pelo deputado do PAICV (oposição), Démis Almeida, com uma “forte propensão negativista”.

“Típico e habitual de um PAICV que a todo o custo tenta manipular de uma forma grosseira a opinião pública”, considerou Ailton Rodrigues, observando que para a Nação cabo-verdiana e para o Mundo inteiro o ano de 2022 foi “repleto de desafios” impostos pelos impactos ainda resultantes da pandemia da covid-19, da invasão da Rússia à Ucrânia e pela “inflação galopante”.

Segundo ele, factos “inegáveis e que estão à vista de todos”.

Ao fazer esta leitura, Ailton Silva Rodrigues realçou a adopção de medidas mitigadoras por parte do Governo de forma a minimizar os impactos nas famílias, sobretudo as com menos rendimento.

Fazendo referência mais concretamente à ilha do Sal, a mesma fonte disse que também a autarquia local teve um papel relevante no ano findo, mantendo a execução de “vários projectos e obras”, destacando a requalificação urbana com “mais de 15 frentes de obras”, a par de atribuição de cestas básicas a mais de 200 idosos, distribuição por aforamento e direito de superfície de mais de 500 lotes de terreno, entre outras benfeitorias.

Enaltecendo a actuação do Governo liderado por Ulisses Correia e Silva, Ailton Rodrigues disse que este “não tem poupado esforços” na adoção de medidas de política de mitigação para com os aumentos de preços, procurando assegurar que “todos continuem” a ter acesso aos bens de primeira necessidade, ao emprego (…).

No capítulo da segurança, admitiu que o País tem “experimentado” momentos com “algum pico” de criminalidade, não obstante, conforme disse, as melhorias de condições conferidas às forças policiais e à justiça.

Neste quesito, disse que “é curial” relembrar aos cabo-verdianos de que a raiz do problema “vem de mais longe”.

“O PAICV não se coíbe de continuar de forma reiterada e deliberada a lançar suspeições, julgar, condenar e assassinar o carácter de pessoas, apenas e só para conseguir ganhos políticos”, exteriorizou, desafiando o PAICV a exercer uma “melhor oposição”.

“Uma oposição que sirva os cabo-verdianos, e que contribua de facto para o desenvolvimento deste nosso Cabo Verde, que não fique pelo falacioso slogan de Amor a Terra, que na prática não lhe faz jus”, ironizou.

Ailton Silva Rodrigues concluiu desejando um bom e próspero ano 2023 com “muita confiança e determinação”.

“Para vencermos juntos os desafios que nos aguardam, sempre acreditando na nossa força e capacidade de vencer. Ainda persistem cenários de alguma incerteza, mas que não nos pode fazer deixar de pensar positivo e de acreditar em dias melhores”, finalizou.

SC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos