Ilha do Sal: Moradores revoltados com situação de abandono e actos de vandalismo na escola Ildo Lobo em Pedra de Lume

Espargos, 17 Mai (Inforpress) – Os moradores de Pedra de Lume, no Sal, dizem-se revoltados e indignados com a situação de “abandono” e sistemáticos actos de vandalismo na escola “Ildo Lobo”, na localidade, e apelam à sensibilidade do Governo face ao problema.

A escola de Pedra de Lume que ostenta o nome do cantor cabo-verdiano, Ildo Lobo, filho daquela região, falecido há alguns anos, foi encerrada por decisão do Ministério da Educação, alegadamente por falta de condições da estrutura, tendo determinado a transferência dos alunos para outras escolas na cidade de Espargos.

Desde essa altura, vem sendo alvo de actos de vandalismo, situação que tem revoltado os moradores, desde jovens a mais graúdos.

Mas em 2012, ainda em funcionamento, a escola experimentou os primeiros assaltos tendo os larápios levado, fogão material informático e de som, géneros alimentícios oferecidos pela Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase).

Na madrugada desta sexta-feira, viu-se mais uma vez assaltada, tendo-lhe sido despida de todas as janelas e portas, isto é, mais de 20 portas e janelas, sanitários, além de também terem danificado as caixas de electricidade, entre outros sinais de perversidade.

Sandra, Tchida, e outros moradores da pequena povoação dizem-se magoados e ressentidos, com a situação de abandono da escola que está levar à sua ruína.

“Não podemos ficar mais calados perante tal situação. É triste assistir aquela escola acabar desse jeito, enquanto crianças de Pedra de Lume vão para Espargos estudar. É uma angústia”, desabafou Sandra que apela a tomada de providências no sentido de pelo menos se tentar “salvar o pouco” que ainda resta lá dentro.

A notícia de mais esta vandalização da escola de Pedra de Lume provocou também reação da deputada do PAICV (oposição), Ana Paula Santos, e do ministro Fernando Elísio Freire, que se encontravam em pleno Parlamento, pedindo uma solução para a situação.

SC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos