Espargos, 18 Abr (Inforpress) – A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, inicia esta quarta-feira uma visita de dois dias ao Sal, para se inteirar dos ganhos e desafios da saúde local, devendo também presidir à cerimónia de inauguração do consultório da solidariedade infantil.
Filomena Gonçalves, que se faz acompanhar nesta missão da directora nacional da Saúde, Ângela Gomes, inicia a sua agenda de trabalho com visitas às infra estruturas de saúde, nomeadamente, Hospital Ramiro Figueira, Delegacia de Saúde e Centro de Saúde Santa Maria.
Segundo uma nota de imprensa, a governante pretende com esta deslocação ao Sal ver de perto os ganhos e desafios que se colocam à ilha, sobretudo no que respeita à gestão dos equipamentos e recursos humanos do sector que tutela.
Na quinta-feira, 20, segundo e último dia de sua visita ao Sal, Filomena Gonçalves presidirá a cerimónia de inauguração do consultório de solidariedade infantil, estabelecido em Chã de Matias, nos Espargos.
Trata-se de um espaço criado para fornecer assistência médica gratuita às crianças da ilha do Sal, com o objectivo de desenvolver um modelo de cuidados de saúde de longo prazo e proporcionando atenção médica permanente a crianças até os 15 anos de idade, que serão assistidas por um médico nacional, designado pelo Ministério da Saúde, e um comité de especialistas voluntários formado por médicos pediatras espanhóis.
A instalação deste consultório resulta de um protocolo de cooperação assinado entre o Ministério da Saúde, Africa Avanza e Fundação CV Des-Bem.
SC/JMV
Inforpress/Fim