Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Sal: Ministra da Justiça agradada com novas instalações do Cartório Notarial de Santa Maria (c/áudio)

Santa Maria, 10 Ago (Inforpress) – A ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis visitou hoje as novas instalações do Cartório Notarial de Santa Maria, no Sal, e manifestou-se agradada com o espaço, augurando uma prestação de serviços com “qualidade e eficiência”.

Segundo Janine Lélis a modernização do espaço onde está instalado o Cartório Notarial de Santa Maria, representa um “esforço” do Estado, particularmente do Ministério da justiça e Trabalho, em oferecer uma prestação de serviços de qualidade.

“Mais do que um espaço mais bonito, também se quer um trabalho com mais eficiência. Quando estamos a falar de eficiência de registos e notariado estamos a falar de segurança jurídica, acrescido à questão da celeridade”, explicou.

A partir de agora, as pessoas da cidade turística vão poder, também, requerer ali o seu passaporte electrónico.

“Isto é um esforço que estamos a fazer (…) lá onde não existe a direcção de imigração e fronteira, em parceria, estamos a oferecer esta prestação a nível dos serviços dos registos e notariado para facilitar a vida do utente”, manifestou a ministra, reiterando que “o grande desafio é garantir a eficiência e a qualidade”.

Segundo a governante, o que se quer é chegar a um patamar onde a informação passa e o utente saiba que se vai fazer uma escritura, por exemplo, já chega no Cartório com toda a documentação e não perde tempo com ir e vir, tendo para isso, sites de comunicação, além da própria informação que é também prestada através dos balcões.

A Conservatória dos Registos e Cartório Notarial de Santa Maria oferece todos os serviços que normalmente são praticados nos cartórios, mas quanto a registo criminal, a ministra explicou que está-se neste momento a ultimar a reforma, já que ainda não está descentralizada, inclusive com o desafio de poder oferecer registos online.

Neste particular, Janine Lélis disse que está-se a fazer a capacitação dos magistrados já que o sistema vai permitir consultas online dos tribunais, algo “muito importante” porque vai facilitar a tramitação dos processos.

E, mais do que isso, enfatizou, é que a própria emissão de uma certidão de registo criminal passa a ser mais rápida.

Janine Lélis veio ao Sal na comitiva governamental, liderada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que se encontra na ilha para testemunhar a inauguração das obras de infra-estruturas dos blocos residenciais dos lotes 01, 02 e 03 do bairro de Alto Santa Cruz, e o arranque das obras de infra-estruturas dos restantes blocos residenciais dos lotes 04 e 05 no mesmo bairro.

Ulisses Correia e Silva faz-se, também, acompanhar nesta visita de dois dias ao Sal, do ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, da ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, e do ministro-adjunto do primeiro-ministro para Integração Regional, Rui Figueiredo Soares.

SC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos