Ilha do Sal: Localidade da Palmeira beneficiada com feira da saúde para marcar efeméride

Espargos, 05 Abr (Inforpress) – A vila da Palmeira recebe uma feira da saúde, este sábado, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, assinalado anualmente a 07 de Abril, visando incutir naquela comunidade a importância da manutenção de um estilo de vida saudável.

Os programas apresentados no âmbito do Dia Mundial da Saúde naquela localidade piscatória que dista a 5 quilómetros da cidade dos Espargos, têm início às 9:00 da manhã, prolongando-se até às 13:00.

O Dia Mundial da Saúde é uma “oportunidade única” de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afectam a humanidade, além de desenvolver actividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis.

Nesta medida, considerando-se Palmeira uma comunidade vulnerável, o delegado de Saúde local, José Rui Moreira, disse, em declarações à Inforpress, que em parceria com o gabinete de Acção Social da Câmara Municipal do Sal pretende-se levar àquela gente um conjunto de “informações úteis” no sentido da promoção de um estilo de vida saudável.

Assim, sob o lema deste ano “Saúde para todos”, evocando ao auto-cuidado, o responsável da saúde apela à comunidade, especialmente, a se fazer presente nas actividades para mais e melhor informações de modo a poderem cuidar melhor da sua saúde.

“Nesta edição, não vai haver consultas. O que não quererá dizer que pontualmente, numa determinada situação, uma ou outra pessoa não seja observada. Mas a intenção é desenvolver uma acção de sensibilização, mais no sentido da promoção e prevenção, visando mudança de comportamento das pessoas face à sua saúde e melhor qualidade de vida”, explicou o médico.

Com uma equipa formada por 12 pessoas, médicos, enfermeiros e assistentes sociais, durante o dia o trabalho basear-se-á em informações sobre temas diversos, nomeadamente câncer ginecológico, de próstata, hipertensão, distribuição de desdobráveis versando sobre diferentes doenças.

“E, de acordo com as dúvidas das pessoas, assim também passamos a um momento de esclarecimentos. Vai ser um espaço aberto de sensibilização e elucidação, de modo as pessoas poderem acautelarem-se, cuidando melhor da sua saúde”, reiterou José Rui, informado que vão estar também presentes outras instituições, como a Protecção Civil.

Celebrado anualmente a 07 de Abril, a data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS.
Mas a efeméride é celebrada desde 1950, cujos temas escolhidos a cada ano passam a ser uma prioridade na agenda internacional da OMS.

SC/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos