Ilha do Sal: Linda Thomas-Greenfield “entusiasmada” com conversa aberta com jovens salenses

Espargos, 09 Set (Inforpress) – A representante permanente dos EUA junto das Nações Unidas disse que ficou “entusiasmada” com a conversa aberta com os jovens no Sal, em que abordou questões de empoderamento e importância do aprendizado da língua inglesa.

A embaixadora Linda Thomas-Greenfield, que está em trânsito para os Estados Unidos, após sua deslocação à República do Chade, e ter estado também na Cidade da Praia, aproveitou esta sua passagem por Cabo Verde para esta curta visita ao Sal, onde se privou com os jovens salenses, contando com a participação de membros da Young African Leaders Innitiative (YALI).

Nesta conversa aberta, que aconteceu no American Corner, no Centro Comunitário África 70, foram abordadas questões de empoderamento de jovens africanos, bem como o interesse e a importância do aprendizado da língua inglesa, tendo a governante ficado “radiante” com a desenvoltura dos jovens salenses de diferentes escolas e níveis de ensino.

“Tive imenso prazer em ter este encontro com os jovens, que são a geração do futuro (…), implica que sejam preparados e considerados em todos os objectivos e metas”, considerou a diplomata, destacando a importância do envolvimento da camada, por exemplo, nas questões ambientais.

A delegação efectuou uma visita ao Projecto Biodiversidade, no Kite Beach, em Santa Maria, para ver os viveiros de tartarugas e inteirar-se das actividades que visam a promoção e defesa do meio ambiente, aproveitando o local para fazer um balanço desta sua visita a Cabo Verde e à República do Chade.

Na visita ao Projecto Biodiversidade, Thomas-Greenfield ficou igualmente “encantada” com o berçário de tartarugas e todo o trabalho desenvolvido pelo projecto.

“Foi uma visita extraordinária. A Costa de Fragata é uma zona incrível. O trabalho que está sendo feito aqui para a protecção das tartarugas é também incrível… é algo que não conhecia, estamos orgulhosos. Há que engajar mais os jovens na questão da protecção ambiental”, sublinhou.

Linda Thomas-Greenfield, para quem “é muito bom” estar de volta a Cabo Verde, reiterou que a sua presença mais uma vez no País é para aqui reafirmar a relação bilateral entre os dois países e reiterar que os Estados Unidos estão empenhados em alargar estas relações bilaterais e empoderar as democracias, “como as de Cabo Verde”, baseadas nos valores pelos direitos humanos.

Depois de enaltecer a democracia cabo-verdiana, Thomas-Greenfield disse que vai satisfeita desta visita realizada ao País, onde teve a oportunidade de se encontrar com o Presidente da República, José Maria Neves, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares.

SC/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos