Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Sal: Liceu Olavo Moniz insere xadrez como disciplina curricular em aulas de Educação Física

Espargos, 03 Mar (Inforpress) – A Escola Básica e Secundária Olavo Moniz, no Sal, insere o xadrez na grade curricular, abrangendo 700 alunos do 5º e 6º anos, em aulas de Educação Física, com o propósito de “melhorar o desenvolvimento cognitivo” dos alunos.

O projecto, que hoje se torna realidade, foi desenvolvido pela direcção da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (EBSOM), a Associação do Xadrez e apoio do mestre Mariano Ortega, que é treinador da federação cabo-verdiana da modalidade.

A EBSOM torna-se, assim, a primeira escola em Cabo Verde a introduzir o xadrez como disciplina curricular, uma opção de educação física, com o propósito de “promover a modalidade como uma ferramenta educativa, reforçar e melhorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos” que optaram por esta disciplina, em vez da de Educação Física.

Para o presidente da Associação de Xadrez do Sal (AXSAL), Sidney Spínola, a inserção do xadrez como disciplina curricular no liceu é “o título dos títulos, mais do que ganhar um campeonato nacional”.

“Há alguns anos que vínhamos insistindo para a introdução do xadrez nas escolas. É um projecto pioneiro, no País é o primeiro liceu a introduzir o xadrez como disciplina curricular, embora a modalidade já exista noutras ilhas, São Nicolau, escola Baltazar Lopes, Praia, Pedro Gomes, também em São Vicente (…) no entanto, aqui no EBSOM conseguimos que fosse oficial, fazendo parte da disciplina de Educação Física”, regozijou-se.

Neste primeiro trimestre a disciplina terá uma avaliação prática e a ideia é também levar o xadrez para o Complexo Educativo de Santa Maria, com a mesma finalidade.

O xadrez é um desporto também considerado uma arte e uma ciência e a sua prática desenvolve habilidades tendo como destaque memória, concentração, planeamento e tomadas de decisões.

O xadrez é considerado como um “excelente suporte pedagógico”, visto que ajuda os alunos com outras disciplinas,  tais como Matemática, Artes, História, Geografia, para além da Ética, entre outras.

SC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos