Espargos, 12 Ago. (Inforpress) – A Juventude para a Democracia (JpD), na ilha do Sal, marca o Dia Internacional da Juventude, assinalado a 12 de Agosto, com acções de sensibilização e cidadania, centrando as suas actividades na comunidade de Terra Boa.
Raúl Estrela, coordenador da comissão concelhia da JpD, explicou em entrevista à Inforpress que durante o mês de Agosto e até Setembro, a organização da juventude partidária, local, pretende apostar na sensibilização, acção cívica e mobilização dos jovens, mas também propor ideias para a resolução dos problemas concretos por que passam, na ilha, independentemente das celebrações da efeméride.
“Temos um plano de actividades que deverá ser desenvolvido durante o mês de Agosto, com início no dia 17, com vista a aproximarmo-nos mais das comunidades, nomeadamente Terra Boa, levando informações à juventude daquela zona, com foco na cidadania”, esclareceu.
Mas, diz ainda Raúl Estrela, para além de levar esse tipo de informações, conhecer também os seus problemas e aspirações.
“Já temos a nossa plataforma digital, onde vamos trabalhar todas as informações e feedback recebido dos jovens”, explicou, acrescentando que as acções contemplam também, campanha de limpeza, actividades desportivas e convívio.
A mesma fonte aponta, por outro lado, que a agenda do mês de Agosto tem também programado visita a algumas instituições, como o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), o Centro de Emprego e Formação Profissional, bem como à Cadeia Civil.
“Visitas que nos vão permitir algum panorama, informações, dissipar dúvidas ou questões que inquietam a camada jovem, tanto no mundo laboral como aos que pretendem entrar para o mercado de trabalho”, apontou.
Entretanto, o prato forte da programação Agosto/Setembro, tem a ver com actividades desportivas, já que, segundo Raúl Estrela, vai permitir o envolvimento e convívio dos jovens de todas as localidades da ilha, com foco nos desportos náuticos, surf, kitesurf e jogos tradicionais de praia.
O Dia Internacional da Juventude é celebrado anualmente em 12 de Agosto.
O principal objectivo desta data é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.
O Dia Internacional da Juventude foi criado, originalmente, através da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal.
SC/ZS
Inforpress/Fim