Jorge Carlos Fonseca apresenta seu primeiro romance na I Edição do Festival Internacional de Literatura na ilha do Sal

 

Espargos, 21 Abr (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca presidirá à I Edição do Festival Internacional de Literatura a realizar-se no Sal no mês de Julho próximo, e como escritor apresentará seu primeiro romance perante meia centena de autores da literatura-mundo.

A informação foi avançada hoje por Filinto Elísio Silva, da Rosa de Porcelana Editora, enquanto organizador do evento promovido pela Câmara Municipal do Sal e a Empresa de Segurança Aérea (ASA) – mecenas principais -, durante conferência de imprensa conjunta.

Segundo Filinto Elísio Silva, a presença do Presidente da República é um “grande diferencial” para o festival, que além de institucional, a convite da Câmara Municipal do Sal, se predispôs a participar como escritor.

“E abriremos o festival com um grande romance seu que está em edição pela Rosa de Porcelana Editora. Um romance que marca uma escrita surrealista, inédita nos países africanos de expressão portuguesa que lhe inscreve como um romancista ao nível do fantástico Mia Couto… portanto, de um enorme nível, o que é um prestígio para o país abrir um festival de literatura com esta magnitude e visibilidade internacional”, enfatizou.

Filinto Elísio releva ainda o facto de Jorge Carlos Fonseca, como presidente escritor, participar, depois do discurso de abertura, nas discussões, apresentações, se calhar até como moderador de algum painel numa mesa de escritores.

“Este é um dos diferenciais interessantes do festival de literatura”, que conforme disse, associa também outras actividades culturais, como teatro, sessões de cinema, de poesia e de leitura, nas Salinas de Pedra de Lume.

Espera-se nesta I Edição do Festival Internacional de Literatura, meia centena de escritores do Mundo, de entre os quais destacam-se uma dezena de autores cabo-verdianos, nomeadamente Vera Duarte, Arménio Vieira, Jorge Carlos Fonseca, José Luís Tavares, Germano Almeida, Dina Salústio, entre outros, integrando diversos painéis, durante os quatro dias do evento marcado de 6 a 9 de Júlho do corrente ano.

José Eduardo Agualusa (Angola), Alexandra Buchner (República Checa), DEjan Tiago Stankovic (Sérvia), Karla Suarez (Cuba), Pilar Del Rio (Espanha), Francisco José Viegas (Portugal), Paulo Lins (Brasil), Eric M.B. Becker (Estados Unidos), Jerónimo Pizarro (Colômbia), Claudine Bertrand (Canadá), Bo-Seon Shim (Correia do Sul) e Inocência Mata (São Tom+e e Príncipe), são os nomes já confirmados, além dos autores das letras cabo-verdianas.

SC/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos