Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Sal: Internet com ponto “altamente” positivo mas o seu uso “indevido” tem causado contratempos “incalculáveis” – salenses

Espargos, 16 Mai (Inforpress) – Alguns cidadãos, no Sal, afirmaram que o surgimento da Internet tem seu ponto “altamente” positivo, mas que o seu uso “indevido” tem causado “desgraças incalculáveis” no seio de muitas famílias e não só, no país como a nível mundial.

Abordada pela Inforpress, por ocasião das celebrações do Dia Internacional da Internet, assinalado a 17 de Maio, a maioria das pessoas com quem a Inforpress conversou, considera que, fazendo parte das redes sociais, tem o seu ponto “altamente” positivo, já que traz para dentro das nossas casas muita informação e conhecimento.

Porém, dizem que o seu uso indevido tem provocado consequências incalculáveis, exemplificando que as redes sociais, mensagens no telemóvel, já provocaram separações e divórcio entre casais, crimes de Violência Baseada no Género (VBG), entre outros dissabores.

A par de, também, provocar individualismos, falta de comunhão afectiva, e a camada jovem, particularmente, alimentar a sua mente com a pornografia e filmes com “forte pendor” para a violência.

“Não sabemos tirar partido de forma inteligente deste grande recurso que a ciência colocou ao nosso dispor”, considerou o pastor nazareno Luís Monteiro, quando abordado sobre a matéria.

Entretanto, para os jovens, estando-se na era do futuro, a tecnologia é a ferramenta de todas as ferramentas sendo a Internet, conforme dizem, a cereja no topo do bolo, permitindo uma vida mais simplificada, já que hoje em dia, também em Cabo Verde, o acesso é cada vez mais facilitado.

“Mas tudo depende do uso que cada um de nós pode fazer desta importante ferramenta”, disse Lieda Silva, de 22 anos, que acompanhada da mãe, esta rebate reclamando que esta considerada importante ferramenta, hoje em dia, deu acesso “descontrolado” ao uso das redes sociais.

“A Internet é um mundo. Mas o que podia ser um instrumento mais pedagógico, acaba por ser prejudicial, ofensivo, porque as pessoas não sabem fazer o uso correcto dessa valia tecnológica… e o que me preocupa mais são os adolescentes”, desabafou a senhora que responde por Madalena Correia.

Formado em engenharia electrotécnica e computador, Jorge Tavares considera também importante este meio de comunicação e trabalho, porque a Internet tem de tudo.

“A Internet tem de tudo. Da mesma maneira que o mundo físico tem os seus perigos, o mundo virtual também tem os seus inconvenientes, e neste caso, muito mais preocupante. Hoje em dia, temos os crimes cibernéticos, praticados através ou com recurso à Internet”, observou, como exemplo.

Uns e outros entendem, entretanto, que se por um lado se deva aplaudir os ganhos conseguidos em termos de tecnologia, de acesso à internet, por outro lado, há que começar a ficar mais cautelosos e atentos em relação ao que nos rodeia.

O Dia 17 de Maio é comemorado o Dia Mundial da Internet. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Janeiro de 2006.

Na ocasião também ficou estabelecido que nesta data ainda seriam lembrados os dias da Sociedade da Informação e das Telecomunicações.

A data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

Ainda existem muitas discussões sobre os favores e os desfavores que a internet e sua popularização geraram para a humanidade, mas “o que não se pode negar é que ela nasceu, cresceu, reproduziu e dificilmente irá morrer”.

SC/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos