Espargos, 17 Nov (Inforpress) – A delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e parceiros, no Sal, realizam segunda-feira, 20, um fórum infanto-juvenil sob o tema “A Convenção dos Direitos da Criança e a Acção Climática”.
O evento acontece no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Criança e do 34º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças (CDC), assinalado a 20 de Novembro.
A efeméride é também marcada com o Parlamento Infanto-Juvenil, na Cidade da Praia, enquanto no Sal se propõe este fórum para debater temas de segurança ambiental e seu impacto na protecção da criança e seus direitos.
Assim, segundo uma nota de imprensa a que Inforpress teve acesso, durante a manhã de segunda-feira, técnicos do ICCA, parceiros e convidados, irão centrar as atenções no painel intitulado “Segurança ambiental, como direito da criança para um desenvolvimento integral e sustentável”, contando com dois oradores.
A técnica do ICCA, Arminda Lopes, formada em Ciências Sociais, Minor em Ciência Política e Administrativa, apresentará o tema Convenção dos Direitos das Crianças e Acção Climática.
“Medidas para proteger as crianças dos impactos das mudanças climáticas”, é outra matéria em abordagem, tendo como oradora a bióloga Rosineida Lima, coordenadora do projecto “Educação Ambiental e Envolvimento Comunitário” da Associação Projecto Biodiversidade, contando com a moderação de Edgar Grácia, psicólogo e técnico do ICCA.
A sessão de abertura do evento dedicado à criança contará com intervenções de Rafael Silva, aluno do 12º ano, em representação das crianças e adolescentes, da delegada do ICCA no Sal, Queila Soares, da delegada do Ministério da Educação, Márcia Graça, e do vereador para a área de Saneamento e Ambiente da Câmara do Sal, Francisco Correia.
SC/HF
Inforpress/Fim