Ilha do Sal: Hospital Ramiro Alves Figueira dedica manhã de terça-feira para “conversa aberta” sobre câncer

Espargos, 26 Out (Inforpress) – O Hospital Ramiro Alves Figueira, na ilha do Sal, vai dedicar terça-feira, 30, para uma “conversa aberta” com os funcionários e pacientes, com o intuito de alertá-los sobre o flagelo, critérios de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Segundo o director daquele estabelecimento hospitalar, Hélder Almada, a jornada relacionada a acção de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, das 08:00 até ao meio-dia, enquadra-se nas celebrações do “Movimento Outubro Rosa”, assinalado a 19 de Outubro.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objectivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

“Naquele dia propomos fazer um exame clínico a todos os funcionários e pacientes, isto é, apalpação de mama, axilas, para despistagem de algum caroço ou outra alteração, conversando e alertando às funcionárias, principalmente – já que a maior parte é mulher -, os pacientes que quiserem (…), de que a prevenção é necessária”, explicou.

Hélder Almada, que é médico ginecologista, acautela que o diagnóstico precoce “é muito importante e faz a diferença no tratamento”.

Daí aconselhar todas as mulheres a fazerem os seus exames de rotina já que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas.

SC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos