Ilha do Sal: Governo faz apresentação pública da edição Cabo Verde Investment Forum 2020 (c/áudio)

Espargos, 18 Jan (Inforpress) – O Governo fez a apresentação pública da edição Cabo Verde Investment Forum 2020,esta sexta-feira, no Sal, evento que deverá acontecer no mês de Julho, com vista a promover investimentos e facilitar a realização de negócios no país.

A presentação da edição Cabo Verde Investment Forum 2020 (CVIF2020), promovido pelo Governo, através do Ministério das Finanças, em parceria com o Conselho Superior das Câmaras de Comércio e de Turismo de Cabo Verde, teve lugar num dos hotéis da cidade de Santa Maria, num acto testemunhado pelo Secretário do Estado para as Finanças, Gilberto Barros.

Este evento vem na sequência do realizado no ano passado, cujos resultados, conforme Gualberto do Rosário, presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde, foram “muito positivos”, apesar de “todas as dificuldades e constrangimentos” na sua preparação.

“Mas é bom dizer que neste momento, muitos importantes empreendimentos em Cabo Verde já arrancaram ou vão arrancar, graças à capacidade de mobilização para o investimento que o fórum do ano passado significou”, enfatizou, instigando que este ano há que se ser muito mais ambiciosos.

Gualberto do Rosário explicou que a Cabo Verde Investment Forum resulta de um conjunto “significativo” de princípios programáticos e de estratégia de desenvolvimento que o Governo de Cabo Verde adoptou.

“Mas que soube, em boa hora, discutir e negociar com o sector privado, para além de outros parceiros sociais”, frisou, anotando que este evento acontece no âmbito da realização dos conceitos do plano estratégico do desenvolvimento sustentável e de acordo com a concertação estratégica.

Onde estão identificados, aclarou, algumas “coisas essenciais”, nomeadamente fazer do país uma economia de circulação no Atlântico Médio, com as suas várias plataformas de concretização e realização.

Ainda segundo Gualberto do Rosário, um outro elemento programático adoptado e essencial, para a plataforma, é assumir o sector privado como o sector promotor do desenvolvimento económico.

“Quem vai fazer o desenvolvimento deste país não é o Governo. O Governo cria condições, o ambiente, particularmente de confiança, mas são as empresas, os empresários que vão investir na base dessa confiança criada. E vão criar Produto Interno Bruto (PIB), criar empregos, reduzir a pobreza, melhorar a balança de pagamentos (…)”, encarou, considerando que os empresários, investidores têm tem uma grande responsabilidade, enquanto sector empresarial.

Por seu turno, o Secretário de Estado para as Finanças, Gilberto Barros, que presidiu ao acto de apresentação pública do Cabo Verde Investment Fórum 2020, apontando vários exemplos de investimento, disse que Cabo verde pode ser, “perfeitamente, um paraíso”.

“No Cabo Verde Investment Fórum apresentamos a estratégia do Governo, mas deixamos o sector privado falar. Temos que trazer mais parceiros e fazer mais Cabo Verde Investment Fórum”, manifestou.

SC/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos