Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Sal: Estádio Djidjuca aloja migrantes da piroga que deu a costa na zona de Pedra de Lume

Espargos, 18 Nov (Inforpress) – Os migrantes da piroga que deu a costa no Sal, domingo, na zona de Pedra de Lume, inicialmente alojados em tendas nas imediações do Polidesportivo, nos Espargos, foram transferidos para o Estádio Djidjuca, em Santa Maria.

Dos 66 migrantes da embarcação, oriundos do Senegal, um deles faleceu no dia seguinte à tarde, dado ao seu estado debilitado, outros três encontram-se hospitalizados, dos quais dois deram entrada hoje no Hospital Ramiro Figueira, acusando alguma infecção.

Agora alojados no Estádio Djidjuca, onde têm melhores condições, perante segurança policial, estes aventureiros, dos quais três menores, vão passando por um processo de rastreio, visando a sua identificação e origem.

A assistência humanitária dos migrantes, desde cuidados médicos, alimentação, vestuário e outras protecções, tem sido garantida pela Cruz Vermelha e ONG locais.

De acordo com o comandante regional da Policia Nacional, Orlando Évora, estão todos bem, a receber devida atenção e atendimento das autoridades e forças vivas locais, já que uma situação de índole humanitária.

Calcula-se que se trata de mais uma aventura frustrada de cidadãos da costa ocidental africana para tentar chegar à Europa.

Neste caso concreto, o referido grupo que tinha Espanha por destino, terá partido de Mbour (Senegal), mas veio parar ao Sal devido avaria do motor da embarcação, e a correnteza desviado a sua rota, segundo informações das autoridades locais.

Tendo em conta o contexto de pandemia, todos os ocupantes da embarcação foram submetidos a testes rápidos da covid-19.

Piroga, ou também chamada canoa, é um tipo de embarcação característica da África, da Oceania e da América indígena.

Este tipo de embarcação, comprida e estreita, feita de um só tronco de árvore cavado, era muito utilizada também por nativos polinésios.

SC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos