Espargos, 22 Set (Inforpress) – O presidente e treinador da equipa de basquetebol Lobos do Norte, no Sal, Anderson Delgado, manifestou hoje “tristeza e indignação” pela não realização do campeonato nacional da modalidade, sem se ter dado “qualquer cavaco”.
Anderson Delgado manifestou este sentimento no final da tarde desta sexta-feira, durante uma conferência de imprensa convocada para o efeito, já que a situação se repete pelo segundo ano consecutivo, alegadamente por falta de verba.
“Até hoje de manhã era de total silêncio. Não nos disseram nem A nem B. Não há uma data prevista para a realização do campeonato nacional de basquetebol masculino… falta organização”, frisou.
Considerando o adágio popular “quem cala consente”, a mesma fonte disse que decidiu, por isso, manifestar o seu descontentamento porque são anos de lutas e treinos, para no final nada acontecer, já que é o segundo ano consecutivo que a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol não realiza o campeonato nacional de basquete masculino.
“Há dois anos, a mesma coisa. Somos campeões regionais, mas não experimentamos o nacional. No ano passado mantivemos em silêncio, por isso, este ano não podíamos ficar calados perante tal situação”, comentou Djoblass como é mais conhecido.
Segundo a mesma fonte é “desmotivador”, tanto para ele como para a equipa de jogadores, treinar com “zelo e dedicação”, durante dois meses e meio, mormente num bairro considerado “vulnerável, sensível e carente” para depois não haver campeonato nacional.
Para Djoblass, que vem trabalhando com adolescentes e jovens dos 13 a 30 anos, o campeonato nacional é um bónus, uma forma de estimulá-los a trabalhar com garra, dedicação e vencer no desporto.
“Vimos trabalhando durante todos esses anos, já conseguimos ser, por exemplo, campeões sub-18, mas não houve campeonato por causa de verba… Fomos para sénior, conseguimos ser igualmente campeões, e novamente temos a notícia de que não haverá nacional, pelas mesmas razões. É desagradável”, lamentou.
“Estamos descontentes, naturalmente. É um trabalho de longos anos, de muito esforço e sacrifício que não está a ser valorizado”, exteriorizou o responsável, segundo o qual o campeonato nacional de basquetebol masculino deveria realizar-se em meados de Julho início de Agosto deste ano.
Perante a situação, Djoblass faz um apelo à Federação Cabo-verdiana de Basquetebol no sentido de uma melhor organização para que seja efectivado também o campeonato nacional de basquetebol masculino, neste caso concreto.
“Antes de se iniciar uma época desportiva há que haver uma data para o nacional e trabalhar para isso. Se se consegue fazer isso nas outras modalidades desportivas, porque no basquetebol não se consegue”, questionou, reconhecendo, porém, o trabalho que a federação tem feito e vem fazendo.
Djoblass finaliza agradecendo a todas as pessoas, amigos, principalmente na diáspora que têm ajudado com bolas e equipamentos, para o desenvolvimento da equipa “Lobos do Norte”.
SC/JMV
Inforpress/Fim