Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Sal: Docentes defendem aposta na formação contínua e determinação na motivação dos jovens para a aprendizagem

Espargos, 18 Set (Inforpress) – Professores na ilha do Sal defendem “uma maior aposta” na formação e determinação na motivação dos estudantes para a aprendizagem, como o “caminho mais fácil” para se atingir o sucesso.

Dando início a mais um ano lectivo, professores tanto do Ensino Secundário (ES), como do Ensino Básico Integrado (EBI), em entrevista à Inforpress, depois do período de férias para recarregar as baterias, auguram um “excelente” ano lectivo 2018/2019.

Após a semana de preparação metodológica, acima de tudo para analisar as falhas do ano transacto e corrigi-las, visando a “cada vez mais um ensino de qualidade” na ilha, os professores defendem formação contínua, revisão do plano curricular, redução do rácio aluno/sala, entre outras inquietações.

Considerando que o Liceu Olavo Moniz está a tornar-se pequeno para a demanda da ilha, mormente agora que passa de escola secundária para complexo educativo, albergando alunos do 5º ao 12º ano, os professores abordados pela Inforpress admitem que são desafios que devem ser encarados “com naturalidade”, porém ter capacidade para “saber gerir” as situações que se apresentam, fenómenos como bulling, por exemplo.

“É mais uma etapa. Cada professor tem que ter a consciência do seu papel, porque o mundo está em constante mudança, e o professor tem que acompanhar essas mudanças a todos os níveis, desde às novas tecnologias, à nova geração que tem outros interesses (…) e cada vez, conseguir motivar os jovens estudantes, de facto, para a aprendizagem, a nossa grande batalha, já que no mundo de muitas prioridades e alternativas”, observou Tio Lino, professor de Física Química.

Cipriano Maurício, professor de Matemática no “Olavo Moniz”, também perspectiva um “bom ambiente laboral”, já que, conforme disse, foi feito todo um trabalho de preparação para fazer face às exigências e necessidades de alunos e professores.

Entretanto, a preocupação prende-se com a “falta de manuais” que não chegam atempadamente à ilha, facto que causa “alguns embaraços” no processo de ensino/aprendizagem.

“Estamos com o espírito preparado para enfrentar mais uma ano lectivo com sabedoria, quanto mais não seja a lidar com jovens e meninos que andam a uma velocidade mil. É a nova era. Vamos à luta. Nós os professores temos que estar preparados e ter capacidade de orientá-los”, disse Cipriano Maurício, apelando à diminuição do rácio, o que a seu ver permitirá melhores resultados.

Também, Jandira da Luz, professora do ensino básico, seguindo pelo mesmo diapasão, espera, por outro lado, que este ano não se venha ter problemas de manuais, como ocorreu no ano passado, problema que dificultou o trabalho dos professores, conforme disse.

“Se fosse possível, futuramente, reduzir o número de alunos nas salas, o rácio (…) seria muito bom. Porque turmas numerosas acabam por ser cansativas tanto para os alunos como para os professores”, exteriorizou.

Por outro lado, considerando que a educação começa em casa, a professora Jandira apela aos pais e encarregados de educação e toda a comunidade educativa a entrarem “de corpo e alma” neste novo ano lectivo, “ajudar e prestar atenção” aos filhos para que se possa conseguir “bons resultados”.

“Porque juntos somos mais fortes”, enfatizou.

Desejando a todos um bom ano lectivo, os professores fazem um apelo aos alunos no sentido de se empenharem, se dedicarem aos estudos e a fazer boas escolhas na vida.

No entanto, neste primeiro dia de aula, hoje, instalou-se a confusão  no Liceu Olavo Moniz, com alunos sem turmas, pautas que não estavam ainda afixadas, alunos da 5ª e 6ª que sem aulas tiveram que regressar à casa, situações que revoltaram alguns pais e encarregados de educação.

SC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos