Ilha do Sal: Dia Internacional da Consciencialização do Stress marcado com exposição de pintura e momentos de reflexão

Espargos, 05 Nov. (Inforpress) – A Câmara Municipal do Sal marca o Dia Internacional da Consciencialização do Stress, assinalado a 07 de Novembro, com palestra e uma exposição de pintura da artista plástica salense Elizabeth Lopes, radicada em Portugal, há 24 anos.

O Dia de Consciencialização do Stress comemora-se a 07 de Novembro, tradicionalmente na primeira quarta-feira deste mês.

Criada pela International Stress Management Association (ISMA) em 1998, no Reino Unido, a efeméride tem como propósito fornecer informação sobre o stress e promover a importância do bem-estar para o indivíduo, partilhando estratégias de combate ao stress às organizações e ao indivíduo.

O Dia de Consciencialização do Stress é uma oportunidade para as pessoas começarem a tomar conta de si mesmas, tirando tempo para identificar as pressões individuais a que estão sujeitas e descobrir formas de as eliminar ou reduzi-las.

Para marcar a efeméride, este ano, a Câmara Municipal do Sal planeou um programa de actividades que consiste na realização de uma exposição de pintura da artista salense Elizabeth Dias Lopes, radicada em Portugal há 24 anos, cabeleireira de profissão, devendo ficar patente ao público, a partir de hoje e até sexta-feira, 09, nos Paços do Concelho.

Elizabeth Lopes Dias, ou Betty Lopes, nome artístico, pintora auto-didata, diz ter encontrado na pintura uma forma de aliviar o stress.

“É um hobby que me dá prazer”, disse Betty, que também aproveita os tempos livres para fazer croché, reciclar materiais desperdícios, transformando-os em objectos de decoração.

Ainda no âmbito destas celebrações está agendada uma palestra subordinada à temática da prevenção do stress, proferida pelo psicólogo Carlos Figueiredo Brito, quarta-feira, às 16:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Segundo especialistas, apesar de invisível, o stress tem um peso elevado, apontando que ignorar o stress no trabalho ou no quotidiano pode levar a “sérias complicações de saúde”, com o declínio do sistema imunitário, o aumento da pressão arterial e da susceptibilidade a doenças do coração.

A palavra “estresse” tem origem na palavra inglesa “stress”, que significa “pressão”, “tensão” ou “insistência”. É uma reacção do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância.

Ele pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida ou à exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia.

SC/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos