Ilha do Sal: Deputados do MpD dizem-se animados com a implementação de políticas viradas para a juventude

Espargos, 08 Jan (Inforpress) – A deputada nacional do Movimento para a Democracia, eleita pelo círculo eleitoral do Sal, manifesta-se animada com a implementação de políticas viradas para a juventude, permitindo solucionar os problemas da ilha, especialmente, no tocante ao desemprego jovem.

Georgina Gemiê fez esse anuncio hoje em conferência de imprensa na ilha do Sal, ladeado pelo seu colega de bancada Francisco Correia, momento em que esses parlamentares do MpD aproveitaram para fazer o balanço da visita de uma semana que realizaram ao seu círculo eleitoral, com foco na juventude.

“Nós os deputados, representantes desta ilha, regozijamos com o trabalho que vem sendo desenvolvido e implementado pelo Governo com forte parceria da Câmara Municipal, mas também dizer que estamos atentos aos problemas e desafios, em prol da população cabo-verdiana, e em especial dos salenses.

Destacando a implementação do Polo da Escola de Hotelaria e Turismo em Santa Maria, a parlamentar regozija-se com o facto de, nesses 10 meses de funcionamento, se ter conseguido formar, conforme sublinhou, 160 profissionais nos cursos de Cozinha e Pastelaria, e de Restaurante e Bar.

Da sua visita ao Centro de Emprego e Formação Profissional (IEFP), disse também constatar que se está a atingir as metas e os desafios definidos pelo Governo com planos de acções em diferentes áreas de orientação.

Com igual satisfação, aponta que o Polo Universitário no Sal “vem cumprindo” com os objetivos preconizados, tendo já recebido, referiu, mais de 150 alunos repartidos em diferentes cursos de adaptação virados para o mercado local, devendo-se contar em 2019, conforme disse, com nova oficina de formação nas áreas de eletricidade, refrigeração e climatização.

Perante o cenário, Gerorgina Gemiê realçou que muitos são beneficiários das bolsas de estudo disponibilizados pelo Fundo do Turismo, pela Unidade de Gestão Política Integrada e pela Câmara Municipal do Sal.

“95% dos beneficiários conseguiram entrar imediatamente no mercado de trabalho. Não obstante todos estes resultados conseguidos até então, os desafios são muitos”, frisou.

“Dados da INE referentes ao 2017 indicam que continuamos a crescer a nível do emprego, sendo que 71% da população de idade igual ou superior a 15 anos está activa e a taxa de desemprego situa nos 7%, isto é, menos 0,9% em relação a 2016”, ilustrou.

Tendo também visitado a Inspeção Geral de Trabalho e Direção Geral de Trabalho, a deputada considerou que ambos têm tido uma “actuação positiva” perante as situações de conflitos laborais.

“O Governo está empenhado, cumprindo com o seu programa de governação e solucionando os problemas da ilha e do país, no tocante ao desemprego e desemprego jovem”, reiterou, concluindo.

SC/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos