Ilha do Sal: Delegada da Educação reconhece “trabalho e empenho” dos professores dentro da sala de aulas (c/áudio)

Espargos, 27 Abr (Inforpress) – A delegada da Educação, no Sal, reconheceu hoje o trabalho e empenho dos professores, no concelho, durante workshop subordinado ao tema, Docência e Cidadania, no âmbito das celebrações do Dia do Professor assinalado a 23 de Abril.

Realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que se viu repleto de docentes, comunidade educativa, entidades e instituições locais, o evento, que conta com a parceria da Câmara Municipal do Sal, teve como propósito dar a conhecer ferramentas que tornam “mais produtiva e qualitativa” o fazer pedagógico do docente.

Neste sentido, “Código de Postura Municipal”, e “Motivação ética e trabalho de equipa”, foram os dois painéis em debate, orientados por Euclides Gonçalves, e Henrique Tomaz Varela, respectivamente, permitindo aos participantes identificar vantagens e utilidades práticas destas reflexões, como ferramentas para o sucesso educativo.

Para a delegada do Ministério da Educação e Desportos, (MED), no Sal, Márcia Graça, 23 de Abril, Dia do Professor cabo-verdiano, deve ser “devidamente comemorado e saudade”, apesar de concordar, conforme disse, que o Dia do Professor é todos os dias dentro da sala de aula.

“Que este workshop não seja mais um workshop, mas efectivamente, algo que vá contribuir para o dia-a-dia dentro da sala de aula dos educadores. Daí, a pretensão de promover esta actividade para incrementar e fazer com que as ferramentas dos professores sejam cada vez mais ricas e versáteis”, sublinhou a responsável da educação local.

Márcia Graça concluiu a sua intervenção, reiterando a importância do trabalho que os professores vêm desenvolvendo dentro da sala de aula, ao longo dos anos.

“Gostaria de ressalvar todo esse empenho, confiança e motivação que os nossos professores vêm tendo ao longo dos anos. Esse empenho e dedicação, estão espelhados em várias actividades e vertentes do ensino”, frisou, finalizando.

Nesta ocasião de celebração do Dia do Professor, tanto a delegada como os professores, anseiam por uma boa notícia no final do dia, já que o professor Manuel Portugal consta como um dos cinco finalistas da I Edição do “Prémio Lecciona”,  cuja gala acontece esta noite na Cidade da Praia.

Por sua vez, e em poucas palavras, o presidente da Assembleia Municipal (AM) Sal, Carlos Santos, destacou a importância e o papel do professor no desenvolvimento do país e da sociedade.

“Após a independência, o ensino teve uma evolução reconhecida por todos. Foram anos de muitos investimentos no parque educacional, mas nada seria possível se não houvesse um elemento fundamental que é o professor, o actor fundamental no desenvolvimento da prática do ensino, na formação dos alunos (…)”, frisou.

SC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos